Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Sementes de girassol ajudam a perder peso: saiba por quê

sementes de girassol ajudam a perder peso
Fonte: Freepik

Quando buscamos maneiras para emagrecer, sempre é possível encontrar notícias sobre como as sementes de girassol ajudam a perder peso quando são adicionadas no cardápio. Por esse motivo, elas são bastante usadas em receitas, seja como um lanche, polvilhado no alimento ou em assados. São altamente nutritivas, pois são constituídas com proteínas, fibras, gorduras saudáveis, uma diversidade de vitaminas e minerais. Assim, mesmo contendo um teor alto de gordura, elas conseguem ajudar na corrida pela perda de peso. Mas, mesmo sendo tão nutritiva, tudo irá depender da quantidade que será ingerida durante o dia.

Como inserir corretamente as sementes de girassol em uma dieta?

Esse tipo de semente não é difícil de ser comprada. Elas podem ser encontradas cruas, torradas, com ou sem casca, além de possuírem diversos sabores. Pelo seu rico conteúdo nutritivo, elas devem ser inseridas de forma correta, ou seja, em quantidades apropriadas para cada pessoa e sua meta de quantos quilos será perdido.

Maneiras de comer sementes de girassol durante o dia:

  • Pode servir como uma boa opção de lanche. Sejam elas com ou sem casca, a porção varia de pessoa para pessoa, por isso, deve ser ingerido seguindo as calorias diárias;
  • As sementes podem ser colocadas sobre um assado, uma salada de frutas, ingeridas com iogurte e outros pratos leves;
  • Essas sementes podem ser transformadas em uma pasta, e assim, ingeridas com pães, bolachas ou frutos.
Sementes de girassol ajudam a perder peso
Sementes de girassol ajudam a perder peso. Fonte: Freepik

No entanto, por mais que as sementes de girassol ajudem a perder peso, deve-se ter cuidado na hora de escolher. Segundo um estudo publicado na Pubmed em 2019, algumas marcas dessas sementes tê elevadas quantidades de sódio, e este elemento, quando ingerido em uma grande quantidade, poderá causar hipertensão. É recomendado o uso de sementes sem sal.

Uma outra forma de encontrar as sementes de girassol é em forma de pasta/manteiga. Entretanto, deve-se ter cuidado, pois contém uma adição à mais de açúcar. Com essa adição, a as sementes acabam sendo uma fonte maior de calorias, como mostra um estudo publicado. Para a FoodData, se for optado por essa pasta, deverá haver um monitoramento quanto as porções ingeridas.

Continua depois da publicidade

Afinal, como as sementes de girassol ajudam a perder peso?

Quando as sementes de girassol são inseridas em uma dieta, elas vão causar uma sensação de saciedade no organismo por um longo período durante o dia. Assim, um estudo realizado em 2016, revelou que a inserção desse grão na dieta, faz com que a fome seja reduzida.

Já em um outro estudo publicado em 2012, foi relatado que, quando uma pessoa possui uma maior porcentagem de massa muscular, ela irá queimar calorias de forma mais rápida, até mesmo quando está em repouso. Em momentos onde um indivíduo optou por uma dieta hipercalórica com a adição de grandes porções das sementes nas refeições, causará uma perde de 35% da massa muscular enquanto perde peso, diz pesquisa de Oxford.

Excesso de sementes de girassol podem causar diminuição da massa muscular
Excesso de sementes de girassol podem causar diminuição da massa muscular. Fonte: Freepik

Assim, no momento em que for escolhido qual a regularidade no consumo desses grãos durante o dia, deve-se tomar um cuidado redobrado. Desde a escolha da marca, a quantidade de sal ou açúcar também são importantes. Uma vez que, o excesso pode causar danos na saúde, fazendo com que as sementes de girassol ajudam a perder peso, mas além disso, a perda seja também na massa muscular.

Com informações da Healthline.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.