Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Seca no Iraque emerge antigo palácio de 3.400 anos; veja imagens

Imagem ilustrativa

No outono do ano passado, quando uma seca assolou o norte do Iraque, a água do reservatório recuou o suficiente para revelar um antigo palácio datado do Império Mittani.

Um grupo conjunto de arqueólogos alemães e iraquianos conduziu uma escavação de resgate do local, conhecida como Kemune, antes que o palácio fosse novamente engolido pelas águas do reservatório.

Apesar da curta temporada de campo, eles foram capazes de aprender muito sobre o palácio, escavando parcialmente oito dos 10 cômodos encontrados dentro do complexo. Descobriram tijolos cozidos usados como placas de piso e 10 tabletes cuneiformes, que estão sendo traduzidos atualmente. Um deles indica que Kemune pode ser a antiga cidade de Zakhiku mencionada em outros documentos, sugerindo que a cidade deve ter durado pelo menos 400 anos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Foto: University of Tubingen

Durante os séculos 13 e 14 AEC, o palácio teria ignorado a margem oriental do rio Tigre, com um monumental terraço de tijolos de barro escorando a estrutura. O palácio em si é feito de paredes de tijolos de lama maciça, cerca de seis metros de espessura. Um destaque da escavação foi encontrar restos de pinturas murais em tons vibrantes de vermelho e azul. “No segundo milênio AEC, os murais eram provavelmente uma característica típica dos palácios do Antigo Oriente Próximo, mas raramente os encontramos preservados”, disse Puljiz em um comunicado à imprensa. “Então, descobrir pinturas murais em Kemune é uma emoção arqueológica.”

O palácio foi visto pela primeira vez em 2010, quando partes dele emergiram do reservatório. Mas foi somente no último outono que surgiu o suficiente da estrutura para que ela pudesse ser escavada. Puljiz diz a Jack Guy, da CNN, que, pouco depois da escavação concluída, o palácio desapareceu mais uma vez debaixo do lago. “Não está claro quando ele irá emergir novamente”, disse ela.

Foto: University of Tubingen

A equipe está esperando que os artefatos coletados da escavação sejam suficientes para lançar alguma luz sobre o Mittani. “A partir dos textos esperamos obter informações sobre a estrutura interna do Império Mittani, sua organização econômica e a relação da capital Mittani com os centros administrativos nas regiões vizinhas”, disse Puljiz a Guy.

A maior parte do que sabemos sobre o império vem de um punhado de sites, incluindo Tell Brak na Síria e dois sites chamados Nuzi e Alalakh nas bordas do império. Obter informações do coração da civilização poderia desbloquear revelações previamente desconhecidas.

A certa altura, o Império Mittani estendeu-se desde o Mediterrâneo oriental na Turquia e na Síria de hoje até à região oriental do norte do Iraque. O império era uma das grandes potências do Oriente Próximo, mas a maior parte do que sabemos sobre ele vem da correspondência entre os reis dos Mittani com o Egito e a Assíria. Em um pouco de curiosidade, o mais antigo manual de treinamento de cavalos do mundo também vem dos Mittani; seu povo era conhecido por sua equitação e desenvolveu rodas mais leves e rápidas para seus carros de guerra.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Finalmente, Mittani foi atacado pelos hititas e, mais tarde, pelos assírios, que transformaram a região num estado vassalo; de um grande poder, a absorção do reino pela Assíria colocaria Mittani no seu caminho para se tornar o “império esquecido” do Oriente Próximo.

FONTE / Smithsonian Magazine

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.