Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Saiba como assistir o eclipse lunar este fim de semana

eclipse lunar
Na próxima sexta-feira tem um eclipse lunas penumbral

Haverá um eclipse lunar este fim de semana, no dia 5 de junho. Esta é o início da segunda temporada de eclipses para 2020. Então, depois deste, terá outro semelhante, batendo o máximo possível para um único ano.

Quando será o eclipse lunar?

Está previsto para o dia 5 de junho, sexta-feira, começando às 17h45, no horário universal (UTC), até às 21h04 UTC.

Atingindo o ápice às 19h26, quando a Lua será 59% imersa na sombra umbral da Terra. Sua duração total será de 3 horas, 18 minutos e 13 segundos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Para o Brasil, África Ocidental e boa parte da Europa, o eclipse aparecerá assim que a Lua nascer na noite de sexta-feira. Já o restante da África e boa parte da Ásia poderão ver o eclipse em sua totalidade.

Horário do eclipse lunar no Brasil

O Brasil está 3 horas atrasado em relação ao UTC, dessa forma, o eclipse por aqui acontecerá entre 14h45 e 18h04.

Se você está no Brasil e quer aproveitar melhor o eclipse desta semana, o Virtual Telescope Project 2.0 oferecerá uma cobertura ao vivo, começando 45 minutos antes, às 15h ou 12h no Brasil.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O que são eclipses penumbrais?

Os eclipses penumbrais nada tem a ver com a Lua de Sangue. Neste caso, a Lua fura a sombra externa da Terra, sendo possível ver da Terra um leve sombreamento no seu contorno. Além disso, no meio do eclipse o nosso satélite poderá assumir uma outra coloração, bem clarinha.

LEIA TAMBÉM: Animais ficam estranhos durante eclipses solares e lunares

Talvez você nem consiga perceber a mudança na cor da Lua durante o eclipse, por isso deixamos abaixo um comparativo, para mostrar a diferença de tonalidade:

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Infelizmente, o melhor lugar para avistar o eclipse fica no meio do mar. Assim, o eclipse virá do sul do Oceano Índico, em direção a costa leste de Madagascar, fazendo com que este local seja o mais interessante para o avistamento.

Um pouco mais sobre os eclipses

Você sabe o que são saroses? Esse é o nome dado ao conjunto de eclipses lunares e solares, que ocorrem a cada 18 anos, 11 dias e 8 horas, o que equivale a quase 223 meses sinódicos.

A cada ano, diversos ciclos saros estão ativos. O eclipse que acontecerá na sexta-feira faz parte do 67 de 71 eclipses lunares. Assim, estamos no saros 111, que começou a ser contado em 10 de junho do ano 830.

VOCÊ PODE GOSTAR: Quatro descobertas astronômicas incríveis feitas pelos gregos antigos

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Este saros gerou um eclipse lunar total no dia 4 de agosto de 1533 e terminará com um penumbral raso em 19 de julho de 2092.

Se você é daqueles que não curte muito os eclipses penumbrais, saiba que ano que vem haverá um total. Assim, acontecerá no dia 26 de maio e o segundo, mas parcial, em 19 de novembro.

FONTE / Universe Today

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...