Raro peixe-serra de 4 metros é visto na costa dos EUA

Elisson Amboni
Imagem: Derrick Biglin

No estado da Flórida, nos Estados Unidos, um surpreendente encontro com um peixe-serra criticamente ameaçado trouxe esperança para a espécie. Em junho, pesquisadores capturaram, marcaram e soltaram um exemplar fêmea desta espécie distinta na costa de Cedar Key.

Os pesquisadores Dean Grubbs e Gavin Naylor lideraram a equipe que encontrou o peixe-serra. Eles realizavam um curso anual de verão sobre pesquisa marinha. “Nunca tivemos um peixe-serra marcado tão ao norte quanto este”, disse Grubbs à Newsweek.

O intrigante mundo dos peixes-serra

Existem cinco espécies de peixes-serra, todos elasmobrânquios como raias e tubarões. Embora se pareçam com tubarões, os peixes-serra são raias. Seus focinhos longos e dentados dão outra impressão.

O peixe-serra avistado, Pristis pectinata, mora no Atlântico oriental e ocidental. Ele era uma visão comum ao longo das costas do Golfo e do Atlântico dos EUA até Brasil. No entanto, agora é raro vê-lo nas águas americanas.

A perda de habitat, pesca incidental e outros fatores reduziram drasticamente as populações deste peixe durante o século 20. Desde 1996, ele está listado como “criticamente ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O peixe-serra foi marcado. Imagem: Derrick Biglin

Esperança para a recuperação da espécie

Foi implementada proteção legal em 1992 na Flórida para conservação do peixe-serra; redes de emalhar foram proibidas em 1995; em 2003, ele foi listado como ameaçado de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas dos EUA.

Estas medidas parecem ter impacto positivo – a população americana mostra sinais promissores de recuperação lenta, sendo a única no mundo com essa tendência, segundo Grubbs.

Grubbs faz parte da Equipe de Implementação de Recuperação do Peixe-Serra nos EUA que acompanha a ocorrência desse animal fora do sudoeste da Flórida.

“Nos últimos anos, houve vários relatos públicos – principalmente por pescadores – sobre avistamentos mais ao norte”, disse Grubbs.

“Peixes adultos que marquei foram detectados ao norte”, disse ele. “Todos esses são bons sinais”.

Este ano tem sido animador para o futuro desses animais na Flórida graças aos recentes avanços científicos.

Tonya Wiley marcou três recém-nascidos em Tampa Bay pela primeira vez; cerca de uma semana depois marcou-se uma fêmea adulta perto de Cedar Key – muito mais ao norte do que qualquer outro adulto já tinha estado antes.

Em artigo publicado no Museu da Flórida, Gavin Naylor expressou sua empolgação com essas descobertas: “É incrivelmente espetacular ver um animal criticamente ameaçado como este”.

“Eles estão voltando aos habitats anteriores… É como se tivessem um conhecimento profundamente arraigado sobre onde ir”, ele concluiu.