Quase 300 fósseis de dinossauro são encontrados em Uberaba (MG)

Dominic Albuquerque
Imagem: Getty Images

Uma descoberta impressionante e empolgante para os entusiastas de dinossauros ocorreu recentemente: quase 300 fósseis foram encontrados numa obra em Uberaba, no Bairro Ilha de Marajó. O município de Minas Gerais já é conhecido por ter muitos fósseis, sendo nomeada por alguns como a “cidade dos dinossauros”.

Dessa vez, contudo, o número foi bem maior do que se poderia imaginar: 283 fósseis num único local. A cidade de mais de 300 mil habitantes, e localiza-se numa formação geológica com grande percentual de calcário. Esse material contribui com a fossilização, pois adentra no tecido ósseo e causa mineralização, preservando-os.

Com uma camada do solo estreita, a estrutura urbana da região é favorável ao aparecimento de restos de animais que existiram há milhões de anos atrás.

Os ossos foram encontrados muito próximos à superfície, a se considerar o tempo passado: apenas um pouco acima de metros abaixo do solo. Esse tipo de descoberta é comum na cidade, como referido anteriormente. Em 2011, por exemplo, o Hospital Regional de Uberaba continha os restos de um carnívoro com 8 metros oriundo do Cretáceo, um megaraptor.

Outras descobertas também já ocorreram em rodovias, diferentes construções e perfurações de poços.

A construção do conjunto habitacional onde os fósseis foram encontrados parecia ser mais uma qualquer – em Uberaba, contudo, isso nunca é tão limitado assim. Os fósseis começaram a se amontoar, logo passando dos duzentos, denotando uma das características da cidade, que é um verdadeiro sítio arqueológico.

Em entrevista ao G1, o paleontólogo Paulo Macedo revelou que as escavações em Uberaba contêm a possibilidade de encontrar fósseis de fato, e que por isso é relevante ter alguém da área acompanhando esses trabalhos.

terra dos dinossauros
Conjunto habitacional onde os fósseis foram encontrados. Imagem: Reprodução/TV Integração

A descoberta interrompeu a construção, que conta com 467 casas previstas no conjunto, por cinco meses. Para dar continuidade, foi necessário a contratação de um arqueólogo.

Os fósseis tem cerca de 80 milhões de anos, e foram transportados para o bairro de Peirópolis, que tem caráter turístico. Como há uma imensa quantidade de fósseis disponíveis, a pesquisa acerca do que foi encontrado deve levar anos para ser feita.

Uberaba é riquíssima em fósseis, e desde os ano 1940 que há escavações e pesquisas pela região.

Os fósseis em Uberaba

Além do megaraptor em 2011, outras descobertas interessantes já ocorreram em Uberaba. No ano de 2013, durante o erguimento de um shopping no bairro de São Bento, dois fósseis foram encontrados. Em 2015 foi a vez de encontrarem um titanossauro do Cretáceo Superior na construção de um residencial.

Imagem: Reprodução/TV Integração

A cidade também foi onde ocorreu as primeiras pesquisas e publicações acerca de fósseis na América do Sul e no Brasil. Em 1947, um dos primeiríssimos paleontólogos brasileiros, Llewellyn Ivor Price, professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), encontrou um ovo fossilizado de titanossauro em Peirópolis, bairro rural com cerca de 300 habitantes.

O cientista foi tão importante que hoje há um Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price (CPPLIP) em Uberaba, com foco no desenvolvimento de artigos científicos e projetos da área.

A quantidade de fósseis na cidade é tão alta que uma portaria de 2015 determinou que as escavações que alcancem a camada de rochas presente abaixo do solo deverá ter um paleontólogo no acompanhamento, para preservar o que for encontrado.