A ajuda de um psicólogo pode ser procurada nas mais diversas situações de nossa vida. Aquele estereótipo de que quem vai em psicólogo é louco nunca fez e continua não fazendo sentido, sendo totalmente descolado da realidade.
Momentos de perda
Os momentos de perda são situação agonizantes em nossa vida em que perdemos nossas forças. Ainda mais quando essa perda não é considerada uma passagem normal, quando, por exemplo, um pai perde um filho.
Nessas situações estamos muito fracos psicologicamente, e tem coisas que gostaríamos de falar sem que ninguém nos interrompesse nos dando conselhos mixurucas.
Isto é o que se chama de catarse, que é “botar tudo para fora”. Procurar a ajuda de um psicólogo é totalmente considerável em situações como essa, pois isso nos ajudará a trabalhar toda essa dor que estamos sentindo.
Estresse, ansiedade e depressão
Há fases em nossa vida que realmente não estamos bem, e há fases que estamos no fundo do poço. Ao passar por dificuldades constantes, seja na vida familiar, no trabalho, ou em qualquer outro âmbito, uma pessoa pode se desgastar e acabar ficando com um ou todos esses três quadros.
Estresse, ansiedade e depressão podem ser pedras a cair no telhado de qualquer um e podem provocar consequência catastróficas se não tratadas, que vão desde a perca da apreciação da vida ao próprio suicídio. Então, se estiver sentindo que você está em um ponto que não consegue se erguer sozinho, a ajuda de um psicólogo é uma ferramenta que você deve usar.
Não procure por medicamentos para ter uma satisfação rápida, use-os somente em último caso com a orientação de um médico especialista no seu problema. Os medicamentos são somente a última linha de defesa porque, ao contrário da terapia, eles podem ter contraindicações, e ter pesados efeitos colaterais.
Fobias
As fobias são medos exagerados. Se você tem medo de aranha, é normal que fuja de uma, contudo, se apresentar uma ansiedade extrema e desmedida sempre que ver uma você pode estar sofrendo de uma fobia.
As fobias são um dos problemas mais clássicos tratados por psicólogos de diversas vertentes, portanto, se você procurar um para tratamento desse problema, tenha certeza que eles apresentaram técnicas muito eficientes.
Família e relacionamentos
Talvez você já tenha visto em uma série na televisão aquela cena clássica de uma terapia de casal, em que acontecem cenas hilárias. No entanto, a terapia de casais é algo sério, que pode salvar o seu casamento de um terrível divórcio.
Não somente casais, mas diversos problemas familiares podem ter uma luz através da ajuda profissional de um psicólogo.
Vícios e hábitos
Os vícios, sendo ilegais ou legais, podem acabar com nossa convivência social e nos tornar pessoas tristes, sempre tendo que obedecer a vontades destrutivas que geram comportamentos igualmente destrutivos.
Parar com um vício por conta própria é algo extremamente difícil, então, buscar ajuda de um psicólogo não é nada menos que uma ótima escolha.
Ajuda de um psicólogo: Conclusão
Podemos pontuar infinitas situações em que procurar a ajuda de um psicólogo não é nada dispensável, contudo, ainda sim poderemos deixar de fora a sua situação.
Se achar adequado, faça uma visita a um psicólogo, mesmo que você não tenha uma razão definida. Talvez só essa vontade de falar com um já seja um sinal que algo dentro de você deva ser trabalhado por um profissional treinado.
Com informações de Healthline.