Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Qual a maior galáxia do Universo observado?

Existem galáxias de vários tamanhos. Algumas possuem poucos milhões de estrelas, e outras mais de trilhões. Mas você já se perguntou qual é a maior galáxia do Universo observável? O universo é um lugar incrivelmente grande, e nós provavelmente nunca seremos capazes de conhecer todas as galáxias que há nele. Então é provável que não saibamos qual é a maior galáxia que há no Universo, mas em vez disso, sabemos a maior galáxia que já foi descoberta no Universo.

As maiores galáxias no Universo são as galáxias elípticas gigantes. Estas galáxias são monstruosas e possuem forma de ovo, com trilhões de estrelas. Elas são formadas através de múltiplas colisões entre galáxias espirais menores de tamanho similar. Por exemplo, quando nossa galáxia, Via-Láctea, colidir com a galáxia Andrômeda – com aproximadamente o mesmo tamanho – em poucos bilhões de anos a partir de agora, o resultado, provavelmente, será de uma galáxia elíptica gigante, com aproximadamente um trilhão de estrelas.

As galáxias que podem obter os maiores tamanhos são as que se encontram nos centros de aglomerados galáticos. A aproximação destas ajuda no “devoramento” de outras galáxias que ficam próxima ao centro do aglomerado. Na verdade, não existem galáxias menores ao redor daquelas que estão no centro dos aglomerados, pois já foram ou estão sendo devoradas por outras galáxias maiores.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Uma galáxia elíptica enorme pode ter 10 vezes mais brilho que a Via-Láctea, com aproximadamente 100 vezes mais massa. Elas podem ter um diâmetro de 6 milhões de anos-luz(A Via-Láctea tem aproximadamente 100 mil anos-luz de diâmetro).

Um exemplo disso é a galáxia central no aglomerado Abell 2029, a maior já vista, a galáxia IC 1101.

É provável que tenham galáxias ainda maiores lá fora. E se elas estão lá, nós iremos encontrá-las no centro de grandes aglomerados de galáxias.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre essas monstruosas galáxias.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Élisson Amboni
Publicado por

Fundador da Sociedade Científica, escreve e traduz para o site sobre vários temas que lhe dão ímpeto. Você pode encontrá-lo no Twitter clicando aqui.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.