Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Quais são os animais mais rápidos do mundo?

animais mais rápidos do mundo
(DrZoltan/Pixabay)

Não importa o ambiente no qual estão inseridos, cada animal possui a sua velocidade característica, que o ajuda a fugir dos seus predadores. Mesmo não sendo o mais veloz, o homem pode ser listado como um indivíduo do Reino Animal que possui uma vida duradoura contra os seus inimigos.

Animais mais velozes em ambiente terrestre

Comparar a velocidade de um humano com qualquer outro animal é algo inviável. Por exemplo, durante uma corrida, Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, conseguiu atingir uma velocidade de 44 km/h. Ele percorreu 100 metros de distância em apenas 9,58 segundos, enquanto uma pessoa consegue atingir uma média de 10 km / h.

Considerado um dos animais mais rápidos do mundo, o guepardo (Acinonyx jubatus) consegue atingir 110 km/h ao alcançar o seu primeiro impulso. À medida que o percurso até a presa aumenta, sua velocidade tende a diminuir. Por exemplo, ele alcança 70 km/h em 2 segundos e durante uma distância de 500 metros, atinge uma média de 94 km/h.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Animais perdem o medo dos predadores ao interagir com humanos

animais mais rápidos do mundo
Esta jovem gazela mora no Parque Nacional de Etosha, na Namíbia. (Yathin S Krishnappa)

Assim como o guepardo, a gazela é outro animal que consegue atingir 110 km/h. Com um corpo leve e fino, esse antílope africano parece ter molas em seus pés. Seus saltos costumam ter em média, 4 metros de altura. Caso precise percorrer 6 quilômetros atrás de uma presa, a gazela atinge 50 km/h durante todo o trajeto.

O último animal terrestre mais rápido do mundo é o cervo. Trata-se de um cervídeo que atinge uma velocidade entre 90 e 100 km/h. No entanto, assim como os outros bichos, o cervo perde a sua velocidade máxima quando está percorrendo longas distâncias, por exemplo, durante a perseguição de uma presa.

Animais mais rápidos do mundo no mar e no ar

O marlin-azul (Makaira nigricans) e o agulhão-vela (Istiophorus platypterus), geram dúvidas acerca de qual deles é o mais veloz no fundo do mar. Ambos os peixes conseguem ultrapassar os 110 km/h quando estão perseguindo sépias ou lulas. Em meio a controvérsias, especialistas do Centro ReefQuest para Pesquisa de Tubarões afirmam que o tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) podem nadar a 110 km/h.

Continua depois da publicidade
animais mais rápidos do mundo
O tubarão mako é um peixe pelágico, mas às vezes pode ser encontrado perto de costas tropicais.  Este é um dos peixes mais rápidos do mundo. (Mark Conlin)

Um outro grupo marinho capaz de atingir 100 km/h dentro do mar é o atum. Um espécime de atum-rabilho (Thunnus thynnus), por exemplo, possuem uma velocidade média de 12 km/h, no entanto, quando estão caçando, conseguem ser muito mais velozes.

LEIA: TAMBÉM Animais detectam campo magnético por meio de bactérias, sugere estudo

Não importa o ambiente, os pássaros sempre serão considerados os mais rápidos do mundo. Algumas espécies conseguem alcançar uma incrível velocidade de 200 km/h, pois não necessitam estar pousando constantemente. No momento em que vão atacar a sua presa, o falcão-peregrino pode voar em uma velocidade incrível de 389 km/h.

animais mais rápidos do mundo
Um falcão-peregrino e sua prole perto de Montbéliard, na França. (Georges Lignier)

Entretanto, vale ressaltar que essa rapidez foi registrada durante a perseguição por uma presa. Quando estão voando normalmente, o falcão-peregrino voa a 90 km/h. Com uma velocidade semelhante à do falcão, a águia-dourada consegue atingir 320 km/h no momento em que mergulham atrás de sua presa. Portanto, os animais mais rápidos do mundo existem em cada ambiente, e usam a velocidade para se manterem vivos contra seus predadores.

Continua depois da publicidade
Ruth Rodrigues
Publicado por

Bióloga de formação, mas divulgadora científica de coração. Escreve sobre o mundo das ciências para o SoCientífica.


Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Espaço

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...

Saúde & Bem-Estar

O alumínio é um metal pesado que não é essencial para o corpo humano. Contudo, esse composto é altamente reativo biologicamente e diversos estudos...

Plantas & Animais

No dia 01 de Abril de 2009 cientistas anunciaram o nascimento do primeiro — e único — animal extinto já ressuscitado. Em um artigo...