Não importa o ambiente no qual estão inseridos, cada animal possui a sua velocidade característica, que o ajuda a fugir dos seus predadores. Mesmo não sendo o mais veloz, o homem pode ser listado como um indivíduo do Reino Animal que possui uma vida duradoura contra os seus inimigos.
Animais mais velozes em ambiente terrestre
Comparar a velocidade de um humano com qualquer outro animal é algo inviável. Por exemplo, durante uma corrida, Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, conseguiu atingir uma velocidade de 44 km/h. Ele percorreu 100 metros de distância em apenas 9,58 segundos, enquanto uma pessoa consegue atingir uma média de 10 km / h.
Considerado um dos animais mais rápidos do mundo, o guepardo (Acinonyx jubatus) consegue atingir 110 km/h ao alcançar o seu primeiro impulso. À medida que o percurso até a presa aumenta, sua velocidade tende a diminuir. Por exemplo, ele alcança 70 km/h em 2 segundos e durante uma distância de 500 metros, atinge uma média de 94 km/h.
LEIA TAMBÉM: Animais perdem o medo dos predadores ao interagir com humanos
Assim como o guepardo, a gazela é outro animal que consegue atingir 110 km/h. Com um corpo leve e fino, esse antílope africano parece ter molas em seus pés. Seus saltos costumam ter em média, 4 metros de altura. Caso precise percorrer 6 quilômetros atrás de uma presa, a gazela atinge 50 km/h durante todo o trajeto.
O último animal terrestre mais rápido do mundo é o cervo. Trata-se de um cervídeo que atinge uma velocidade entre 90 e 100 km/h. No entanto, assim como os outros bichos, o cervo perde a sua velocidade máxima quando está percorrendo longas distâncias, por exemplo, durante a perseguição de uma presa.
Animais mais rápidos do mundo no mar e no ar
O marlin-azul (Makaira nigricans) e o agulhão-vela (Istiophorus platypterus), geram dúvidas acerca de qual deles é o mais veloz no fundo do mar. Ambos os peixes conseguem ultrapassar os 110 km/h quando estão perseguindo sépias ou lulas. Em meio a controvérsias, especialistas do Centro ReefQuest para Pesquisa de Tubarões afirmam que o tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) podem nadar a 110 km/h.
Um outro grupo marinho capaz de atingir 100 km/h dentro do mar é o atum. Um espécime de atum-rabilho (Thunnus thynnus), por exemplo, possuem uma velocidade média de 12 km/h, no entanto, quando estão caçando, conseguem ser muito mais velozes.
LEIA: TAMBÉM Animais detectam campo magnético por meio de bactérias, sugere estudo
Não importa o ambiente, os pássaros sempre serão considerados os mais rápidos do mundo. Algumas espécies conseguem alcançar uma incrível velocidade de 200 km/h, pois não necessitam estar pousando constantemente. No momento em que vão atacar a sua presa, o falcão-peregrino pode voar em uma velocidade incrível de 389 km/h.
Entretanto, vale ressaltar que essa rapidez foi registrada durante a perseguição por uma presa. Quando estão voando normalmente, o falcão-peregrino voa a 90 km/h. Com uma velocidade semelhante à do falcão, a águia-dourada consegue atingir 320 km/h no momento em que mergulham atrás de sua presa. Portanto, os animais mais rápidos do mundo existem em cada ambiente, e usam a velocidade para se manterem vivos contra seus predadores.