Próximos dias da pandemia serão horríveis, diz Drauzio Varella

Metrópoles
UOL

Drauzio Varella fez duras críticas à situação atual do Brasil na pandemia da Covid-19, em um vídeo exibido no programa Fantástico, da TV Globo, nesse domingo (7/3). O médico relacionou o alto número de mortes das últimas semanas às aglomerações, pessoas que circulam sem máscara e à atuação do Ministério da Saúde.

“Deu no que deu essa irresponsabilidade toda. Festas clandestinas, gente sem máscara em lugares fechados, a vacinação em conta-gotas, o Ministério da Saúde mais perdido do que cego em tiroteio”, disse.

Varella destacou que os óbitos mais recentes estão relacionados às infecções que ocorreram nas últimas quatro semanas, muitas provocadas por jovens durante as aglomerações no feriado do Carnaval.

O médico afirma que os próximos dias “serão horríveis”, com o colapso dos hospitais e pacientes morrendo por falta de ar à espera de um leito de internação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) superlotadas.

“Enquanto tanta gente egoísta insistir em andar por aí sem máscara nas festas e no meio das aglomerações a epidemia não acaba”, pontuou Drauzio Varella.

Ele fez um apelo para que as pessoas respeitem as orientações de uso de máscara e distanciamento social — seja por vontade própria ou por medidas de isolamento impostas pelas autoridades — para preservar as vidas dos mais frágeis. “A alternativa é vermos a morte chegar cada vez mais perto de nós”, concluiu.

Este artigo foi originalmente publicado pelo Metrópeles, parceiro da SoCientífica.

Compartilhar