Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Fragmento de um protoplaneta muito antigo foi descoberto

Mais antigo que nosso planeta.

meteorito de protoplaneta
O meteorito Erg Chech 002 | A. Irving

Cientistas encontraram um pedaço de meteorito que pode ter vindo de um planeta antigo e que nunca se formou totalmente. Esse fragmento pode ser um vestígio de um antigo protoplaneta.

Sua composição e idade indicam que é muito mais antigo que a Terra e provavelmente se formou por meio de um sistema de fusão interno. As crostas dos protoplanetas mais antigos são virtualmente desconhecidas devido à escassez de amostras.

Este meteorito foi descoberto em maio de 2020, no deserto de erg Chech, na Árgelia. Assim, ele é considerado uma benção para os especialistas. Várias peças foram encontradas no local, formando um total de quase 32 quilos de material extraterrestre. A idade da rocha é estimada em 4,565 bilhões de anos, que é a idade do nosso sistema solar.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Meteorito Erg Chech 002

meteorito de protoplaneta
O meteorito Erg Chech 002 | A. Irving

Este protoplaneta poderia fornecer informações sem precedentes sobre os primeiros anos de nosso sistema solar. Chamado de Erg Chech 002, ele está sendo estudado detalhadamente por uma equipe liderada pelo geoquímico Jean-Alix Barrat, da Universidade de Brest.

Logo, os pesquisadores perceberam que esse meteorito era excepcional porque tinha sido claramente formado por um processo vulcânico, sugerindo que ele já fez parte da crosta de um protoplaneta.

Ou seja, é uma composição atípica. A datação sistemática de 26 Al- 26 Mg – isótopos característicos do início do sistema solar – revelou que os dois minerais se cristalizaram há cerca de 4,565 bilhões de anos, em um corpo original que provavelmente se agregou há 4.566 bilhões de anos. Lembrando que a Terra tem 4,54 bilhões de anos.

Portanto, “este meteorito é a rocha magmática mais antiga analisada até hoje e lança luz sobre a formação das crostas primordiais que recobriam os protoplanetas mais antigos”, escrevem os pesquisadores no artigo narrando a descoberta. Este meteorito é mais antigo que nosso planeta e provavelmente pertencia a um mundo diferente, que agora desapareceu.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.