Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Cinco Projetos de Ciência para seu Halloween

5 projetos que a ciência pode fazer para o seu Halloween

abobora_fumeganteDo que precisa:

– 1 abóbora esculpida
– 3 colheres de sopa de nitrato de potássio
– 2 colheres de sopa de açúcar
– Papel alumínio
– Fósforo longo

Continua depois da publicidade

Esculpa a abóbora como achar melhor: pode ser desde a tradicional cara assustadora até um simples buraco no topo. O importante é que haja buracos para que a fumaça possa sair. Coloque todo o nitrato de potássio e o açúcar em uma frigideira e depois misture em fogo baixo até formar uma espécie de caramelo. Despeje em um ou mais pedaços de papel alumínio, dê a forma que quiser e espere esfriar. Depois retire sua “bomba de fumaça” do envoltório, coloque dentro da abóbora e acenda com um fósforo longo.

2. Abóbora com fogo verde

abobora_fogo_verdeDo que precisa:

– 1 abóbora esculpida
– Ácido bórico (encontrado em farmácias)
– Metanol (encontrado em setores automotivos)
– Papel alumínio
– Fósforo longo

Continua depois da publicidade

Fazer esta abóbora flamejante é realmente bem simples e o resultado fica incrível. Forre a abóbora com papel alumínio, jogue algumas pitadas de ácido bórico e despeje um pouco de metanol. Acenda com um fósforo longo.

3. Poção borbulhante

pocao-borbulhante

Do que precisa:

Continua depois da publicidade

– 1 copo legal
– Água
– Corante comestível
– Bicarbonato de sódio
– Vinagre

Coloque no copo um pouco de água e bicarbonato de sódio e depois pingue algumas gotas do corante – quanto mais chamativa for a cor melhor! Quando quiser que as bolhas comecem, jogue um pouco de vinagre. Talvez nessa parte você comece a se sentir meio bruxa, porque sua poção vai estar prontinha e borbulhante! Se quiser fazer uma graça, pode beber o líquido sem problemas, só prepare o estômago porque vai ter gosto de vinagre salgado.

4. Transforme água em …  sangue!

Continua depois da publicidade

sangue-falsoDo que precisa:

– Carbonato de sódio
– Indicador fenolftaleína
– Água
– 2 copos
– 1 canudo

Cubra o fundo de um dos copos com um pouco de carbonato de sódio, encha o outro de água até a metade e adicione 10 gotas de fenolftaleína na água (este procedimento pode ser preparado antes da sua “performance”). Transfira a água com o indicador no copo com carbonato de sódio, misture e pronto: você terá transformado água em vinho (ou em sangue). Você pode, inclusive, fazer com que o líquido vermelho volte a ficar translúcido se assoprar nele com o canudo.

5. Caveira que brilha no Escuro

Continua depois da publicidade

caveira_brilhanteDo que precisa:

– Lava-roupas líquido
– Esponja ou papel toalha
– Talento artístico ou um estêncil impresso
– Luz negra

Desenhe uma caveira em uma folha de papel ou, caso não tenha esse talento todo, imprima este estêncil e recorte as partes cinzas. Umedeça a esponja no lava-roupas líquido e passe-a em todo o formato da caveira (se errar, é só lavar o local). Escolha o lugar em que vai querer colocar e acenda a luz negra perto dele. Para conseguir o efeito do brilho no escuro, basta apagar as luzes e ligar a luz negra.

Via About Education

Continua depois da publicidade
Comentários

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.