5 projetos de ciência para seu Halloween

Diógenes Henrique

Com alguns ingredientes simples a ciência pode deixar sua festa de Dia das Bruxas bem mais interessante. Com essas dicas de química você pode dar um upgrade na decoração do Dia das Bruxas. Poção que borbulha, abóbora fumegante ou com fogo verde: alguns truques químicos podem deixar a festa de hoje à noite mais divertida. E enquanto você monta estes experimentos, que depois acabam virando itens temáticos de decoração, ainda de quebra relembra alguns conceitos básicos da química. Mas atenção, os cuidados com o manuseio dos produtos são indispensáveis. Por isso recomendamos o uso de luvas, óculos de proteção e sempre fazer os experimentos acompanhado de um adulto. E fique atento aos riscos de cada projeto. Os que envolvem fogo ou fumaça não podem ser utilizados em ambientes fechados. E nenhum deve ser jamais ingerido, pois trata-se somente de itens de decoração para a sua festa. Vamos lá?

1. Abóbora fumegante

Do que precisa:

– 1 abóbora esculpida
– 3 colheres de sopa de nitrato de potássio
– 2 colheres de sopa de açúcar
– Papel alumínio
– Fósforo longo

Esculpa a abóbora como achar melhor: pode ser desde a tradicional cara assustadora até um simples buraco no topo. O importante é que haja buracos para que a fumaça possa sair. Coloque todo o nitrato de potássio e o açúcar em uma frigideira e depois misture em fogo baixo até formar uma espécie de caramelo. Despeje em um ou mais pedaços de papel alumínio, dê a forma que quiser e espere esfriar. Depois retire sua “bomba de fumaça” do envoltório, coloque dentro da abóbora e acenda com um fósforo longo.

2. Abóbora com fogo verde

Do que precisa:

– 1 abóbora esculpida
– Ácido bórico (encontrado em farmácias)
– Metanol (encontrado em setores automotivos)
– Papel alumínio
– Fósforo longo

Fazer esta abóbora flamejante é realmente bem simples e o resultado fica incrível. Forre a abóbora com papel alumínio, jogue algumas pitadas de ácido bórico e despeje um pouco de metanol. Acenda com um fósforo longo.

3. Poção borbulhante

Do que precisa:

– 1 copo legal
– Água
– Corante comestível
– Bicarbonato de sódio
– Vinagre

Coloque no copo um pouco de água e bicarbonato de sódio e depois pingue algumas gotas do corante – quanto mais chamativa for a cor melhor! Quando quiser que as bolhas comecem, jogue um pouco de vinagre. Talvez nessa parte você comece a se sentir meio bruxa, porque sua poção vai estar prontinha e borbulhante! Se quiser fazer uma graça, pode beber o líquido sem problemas, só prepare o estômago porque vai ter gosto de vinagre salgado.

4. Transforme água em …  sangue!

Do que precisa:

– Carbonato de sódio
– Indicador fenolftaleína
– Água
– 2 copos
– 1 canudo

Cubra o fundo de um dos copos com um pouco de carbonato de sódio, encha o outro de água até a metade e adicione 10 gotas de fenolftaleína na água (este procedimento pode ser preparado antes da sua “performance”). Transfira a água com o indicador no copo com carbonato de sódio, misture e pronto: você terá transformado água em vinho (ou em sangue). Você pode, inclusive, fazer com que o líquido vermelho volte a ficar translúcido se assoprar nele com o canudo.

5. Caveira que brilha no Escuro

Do que precisa:

– Lava-roupas líquido
– Esponja ou papel toalha
– Talento artístico ou um estêncil impresso
– Luz negra

Desenhe uma caveira em uma folha de papel ou, caso não tenha esse talento todo, imprima este estêncil e recorte as partes cinzas. Umedeça a esponja no lava-roupas líquido e passe-a em todo o formato da caveira (se errar, é só lavar o local). Escolha o lugar em que vai querer colocar e acenda a luz negra perto dele. Para conseguir o efeito do brilho no escuro, basta apagar as luzes e ligar a luz negra.

Compartilhar