Primeiro estudo revela água e carbono em amostra do asteroide Bennu

Elisson Amboni
Imagem: NASA

Menos de 24 horas depois de abrir a cápsula com amostras do asteroide Bennu, a NASA anunciou que elas são ricas em carbono e contêm uma quantidade significativa de água. A composição desse asteroide pode não suportar vida, mas as informações que ele fornece podem esclarecer por que a Terra suporta.

O custo dessa missão é de aproximadamente um bilhão de dólares por 60 gramas de material, o que o torna um dos materiais mais caros da história. No entanto, o preço vale a pena, pois a missão OSIRIS-Rex conseguiu trazer mais do que o esperado.

“A amostra da OSIRIS-REx é a maior amostra de asteroide rica em carbono já enviada à Terra e ajudará os cientistas a investigar as origens da vida em nosso próprio planeta pelas próximas gerações”, declarou o administrador da NASA, Bill Nelson.

A meta era coletar apenas 60 gramas do asteroide. Embora pareça um retorno pequeno, mesmo essa quantidade pode manter muitas equipes de pesquisa ocupadas por anos.

Por exemplo, a missão Hayabusa2 retornou de Ryugu com apenas 5,4 gramas, o que resultou em milhares de artigos científicos. Para a alegria da NASA, quando abriram a cápsula de retorno da OSIRIS-Rex, encontraram mais material do que o planejado inicialmente.

“Nossos laboratórios estavam prontos para o que quer que Bennu tivesse reservado para nós”, disse Vanessa Wyche, diretora da NASA Johnson. “Tivemos cientistas e engenheiros trabalhando lado a lado durante anos para desenvolver caixas de luvas e ferramentas especializadas para manter o material do asteroide intacto e curar as amostras.”

O restante da amostra será reservado para pesquisas futuras ou para perguntas que surgirem em rodadas subsequentes de investigação. O material extra facilitará essa alocação.

O Bennu é considerado uma ameaça à Terra, com uma chance de 1 em 2.000 de colisão em 2182 ou no século seguinte. Sua órbita próxima foi um dos motivos para sua escolha como alvo para essa missão.