Por que os pica-paus perfuram árvores?

Somente no Brasil há mais de 50 espécies de pica-paus.

Elisson Amboni
O pica-pau-rei é o maior do gênero no Brasil.

Os pica-paus têm esse nome por uma boa razão, eles bicam árvores — muitas. Alguns mais do que outros, mas todos eles podem ser encontrados em alguma árvore. Muitas pessoas estão acostumadas e realmente não pensam muito sobre isso.

Os pica-paus perfuram árvores por 5 razões principais

• Para encontrar comida — Provavelmente a razão número um que vem à mente é encontrar comida. Geralmente insetos e larvas de madeira, mas também insetos que habitam árvores, como formigas e besouros.
  • Para armazenar alimentos — Os pica-paus costumam fazer furos únicos na madeira para armazenar pedaços de comida que podem recuperar mais tarde.
  • Para fazer um ninho — Os pica-paus aninham-se em buracos, eles perfuram grandes buracos nas árvores e criam seus filhotes até que tenham idade suficiente para voar e ficar por conta própria.
  • Para fazer um buraco para dormir — Às vezes, os pica-paus fazem buracos separados apenas para dormir.
  • Para se comunicar — Isso é geralmente chamado de “baterista”. Pica-paus fazem isso para atrair parceiros, além de reivindicar seu território.

Quais árvores eles preferem?

grande buraco de pica-pau

Diferentes espécies de pica -paus podem perfurar diferentes espécies de árvores por vários motivos — incluindo o habitat e as regiões em que vivem e a constituição física do próprio pica-pau. Em geral, os pica-paus bicam uma grande variedade de árvores, por isso é difícil definir quais são suas favoritas.

Pica-paus podem ser comumente encontrados em florestas de coníferas e caducifólias. Abaixo está uma lista de árvores que os pica-paus podem ser vistos bicando, seja procurando por larvas saborosas ou fazendo um buraco para um ninho.

• Carvalho
  • Nogueira
  • Faia
  • Pinheiro
  • Assim como qualquer árvore morta e em decomposição

Perfuram árvores quantas vezes por dia?

bebê pica-pau empilhado no ninho

Os pica -paus são capazes de bicar em qualquer lugar entre 8-12 mil vezes por dia a uma taxa de cerca de 20 bicadas por segundo. A quantidade de madeira que eles bicam depende da árvore e do tipo de pica-pau.

O que os pica-paus comem?

Os pica-paus comem muitos tipos diferentes de alimentos. Os pica-paus comem insetos, nozes e frutas. Eles são aves onívoras que gostam de se banquetear com insetos que infestam as árvores, usando sua fisiologia especial para arrancá-los. Estas aves não têm nenhum problema para perfurar através de superfícies duras para alcançar as sementes no seu interior. Os pica-paus também comem uma abundante quantidade de insetos e sementes diferentes.

Alguns dos principais alimentos que os pica-paus comem são:

• Nozes
  • Cupins