Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Por que não sentimos a Terra girar? Veja a explicação

rotação da Terra
Foto: NASA

Não sentimos a Terra girando, mas isso não impede que objetos na superfície traiam o seu movimento. Na realidade, a rotação da Terra é responsável pela força de Coriolis que desvia os movimentos inerciais para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul.

Assim, com um pêndulo suspenso na abóbada do Panteão, o físico francês Jean Bernard Léon Foucault demonstrou a rotação da Terra em 1851. Uma bola de ferro balançava na ponta de um fio de aço de 67 metros de comprimento.

Rotação da Terra e seu movimento uniforme

Continua depois da publicidade

A velocidade da rotação da Terra é reconhecidamente alta, porém é constante. Por isso, o movimento dela é uniforme e faz com que não percebamos em sensações.

Por exemplo, pegue um trem e note quando ele viaja em sua velocidade de cruzeiro. Você não vai sentir nada, mesmo que seja um trem de alta velocidade. Apenas a aceleração e a travagem podem ser sentidas fisicamente. De fato, nesses momentos, as forças nos atraem para nosso assento ou nos empurram para trás.

Efeitos da força centrífuga

Seguindo o movimento circular da Terra, uma força deve ser aplicada ao corpo. Caso contrário, o princípio da inércia nos faria mover em linha reta.

Continua depois da publicidade

A força em questão é a da gravidade e ela divide-se em dois termos:

  • a força da gravidade (responsável por uma aceleração de 9,8 m / s²) que resulta da massa da Terra e nos atrai para o seu centro;
  • a força centrífuga (responsável por uma aceleração de cerca de 0,02 m / s²) que resulta da rotação da Terra e tende a ejetar-nos dela.

Portanto, para sentir a rotação da Terra, o efeito centrífugo teria que ser mais forte do que a gravidade. Não sentimos isso, mas ainda assim o planeta gira sobre si mesmo. Por exemplo, um ponto localizado no equador cobre cerca de 1.670 km por hora!

Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...

Personalidades

Michael Faraday (1791-1867) foi um físico e químico inglês. Em 29 de agosto de 1831, ele descobriu a indução eletromagnética. Juventude de Michael Faraday...