Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Por que bocejar é tão contagioso?

Bocejar, como todos sabemos, é algo extremamente contagioso. Quem sabe, só de você ler o título desta matéria, ou no decorrer deste artigo, você boceje pelo menos uma vez só de ler a palavra. Mas por que bocejar é tão contagioso?

Há várias testemunhas sobre isso, como uma que diz que o bocejo ajuda o corpo a absorver mais oxigênio. No entanto, já foi descoberta que esta teoria não é verdadeira.

Se você quer realmente saber sobre por que o bocejo é tão contagioso, o porquê dele existir e como ele influencia em nosso corpo, continue a sua leitura.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Quais são as causas do bocejo?

A teoria mais reconhecida é que o bocejo atua na regulação de nossa temperatura corporal. De acordo com um estudo publicado pela revista Physiology & Behavior, que analisou os hábitos de bocejar de 120 pessoas, foi notado que os bocejos aconteciam menos no inverno. Portanto, a inalação de ar pode realmente ajudar a resfriar o cérebro, caso ela fique fora do normal.

(Imagem: Pixabay)

Outra razão pela qual você pode bocejar é porque o corpo quer acordar-se. O movimento ajuda a esticar os pulmões e seus tecidos e permite que o corpo flexione seus músculos e articulações. Também pode forçar o sangue em direção ao rosto e ao cérebro para aumentar o estado de alerta.

Por que bocejar é contagioso?

Bocejar realmente é muito contagioso. Pensar em bocejar, assistir um vídeo em que uma pessoa, ou somente ouvir uma pessoa bocejando, sem vermos, somente reconhecendo o som já nos faz bocejar.

De acordo com um estudo da Baylor University, publicado na revista Personality and Individual Differences, ao bocejarmos em função de outra pessoa, estamos demonstrando empatia.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Esse estudo analisou 135 universitários, e relacionaram suas personalidades com seus movimentos sociais. Os resultados mostraram que quanto mais uma pessoa boceja em função de outra, maiores são os seus níveis de empatia.

Lembrando que esses estudos não podem ser levados ao pé da letra. Se você não boceja, não quer dizer que seja um psicopata ou algo do tipo.

Caso você queira evitar um bocejo, principalmente naqueles momentos em que bocejar pode ser considerado uma falta de educação, veja a seguir algumas dicas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
(Imagem: Pixabay)

Por que bocejar é contagioso? Dicas para evitar bocejar

Respire fundo

Como bocejar indica que seu cérebro está com pouco oxigênio, você pode tentar respirar pelo nariz. De acordo com um estudo de 2007, uma respiração profunda pelo nariz pode ajudar a deminuir muito os bocejos.

Portanto, feche a boca e respire fundo pelo nariz!

Se mova mais

Ficar entediado ou estressado geralmente nos faz bocejar mais, portanto, mude a rotina para deixar as coisas interessantes! Entretanto, como isso é muito complicado na quarentena, você terá de usar mais a criatividade para criar coisas legais para se fazer em casa.

Refresque-se

Caso seja possível para você, vá a um lugar bem fresco e deixe o vento te acariciar. Além de ser algo que realmente irá te deixar mais calmo, você vai inalar muito mais oxigênio.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com informações de Healthline.

Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...