Por que as aves cantam ao amanhecer?

Dominic Albuquerque
Imagem: Pexels

Você já se perguntou por que aves cantam ao amanhecer? Desde galos a passarinhos, nos acostumamos com o canto dessas criaturas como nosso alarme natural. Um dos motivos para isso é a rotina das aves. Os hormônios da maioria dos animais passam por um ciclo diário. Isso ajuda elas a regularem suas funções, encorajando o corpo a seguir os processos necessários.

A concentração de melatonina, o hormônio do sono, chega ao ápice tarde da noite, por exemplo, deixando os animais sonolentos. Nos humanos, o cortisol, hormônio do estresse, chega ao ápice pela manhã, dizendo ao corpo para despertar e queimar suas reservas de calorias.

Uma das hipóteses afirma que a redução abrupta da melatonina faz com que as aves comecem a cantar. Porém, não há razão qualquer apontando qual vantagem haveria nessa atividade, então poderia ser apenas uma coincidência.

pexels daniyal ghanavati 70069
Um pardal. Imagem: Pexels

Produção de hormônios

Outra hipótese que tenta justificar por que aves cantam ao amanhecer envolve a produção de andrógenos, grupo de hormônios sexuais. Quando as aves possuem níveis altos desses hormônios, suas interações sociais são mais bem sucedidas, no que diz respeito à busca por acasalamento.

Alguns pesquisadores acreditam que o canto induz a produção de andrógenos nos machos, e ouvir esse som induz a produção dos andrógenos nas fêmeas. Portanto, a cantoria poderia servir como forma de se preparar para a socialização ao longo do dia.

Período reprodutivo

Cada espécie de ave possui seu período reprodutivo. Então, mesmo que a cantoria matinal possa soar semelhante aos nossos ouvidos, são aves diferentes a cantar, em diferentes partes do ano, a depender do seu período reprodutivo.

Uma hipótese é de que o macho canta em busca de manipular o comportamento da fêmea nos dias férteis durante o período de acasalamento. As fêmeas possuem um período fértil alguns dias antes e depois de pôr os ovos, e os ovos são postos pela manhã.

Os machos cantam mais quando as fêmeas estão férteis, de forma a chamar sua atenção.

Estabelecer território

Mais uma possível razão de por que aves cantam ao amanhecer é a busca por estabelecer território. A morte de aves durante o período noturno é algo comum, e pode ocorrer devido à falta de alimentação, predação noturna ou exposição à temperaturas baixas e ambientes hostis.

Quando as aves morrem pela noite, o território fica vago e instável. As canções matinais são mais complexas e altas do que sons emitidos em outros momentos do dia.

sabia laranjeira
Um sabiá-laranjeira.

Essas canções podem ser uma forma do macho sinalizar que determinado território pertence a ele, quer esteja cantando no meio da área ou em suas fronteiras. Aves sem territórios podem reclamar novos, começando sua cantoria ali.

Enquanto isso, aves já estabelecidas cantam pela manhã para afirmar que o território está ocupado, e impedir outras de se aproximarem.

O melhor candidato

As aves fêmeas frequentemente escolhem seus parceiros de acordo com as canções, pois elas podem ser um indicador da qualidade do macho. Em certas espécies, como o tentilhão-zebra, aqueles com o melhor repertório musical tinham tido uma melhor alimentação na infância, o que leva a uma melhor imunidade e disposição quando adultos.

Alguns pesquisadores acreditam que o tempo da canção pela manhã pode fornecer pistas às fêmeas de quais são os melhores candidatos no cortejo.

Nos grupos do suiriri-valente, os pássaros que cantam mais cedo são maiores, mais velhos e mais dominantes na hierarquia social. Para o chapim-salgueiro, os machos que cantam mais cedo são melhores em evitar predadores.

Vários estudos indicam que aves bem alimentadas tendem a cantar mais cedo. Isso indica que as fêmeas escolhem os cantores que madrugam mais cedo, pois eles lhes darão filhotes de melhor qualidade.

É possível que todos esses fatores em conjunto justifiquem por que aves cantam ao amanhecer.