Pode haver um oceano escondido em Mimas, a lua “Estrela da Morte” de Saturno

Felipe Miranda
Foto de Mimas feita pela sonda Cassini. Imagem: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Pode haver um oceano escondido em Mimas, conforme descobriram cientistas. A lua está sendo retratada na mídia como lua “Estrela da Morte”, por sua enorme cratera de impacto, que a faz se parecer um pouco com a Estrela da Morte de Star Wars.

Uma das maiores crateras de todo o sistema solar, a Cratera Herschel mede 139 quilômetros de largura – cerca de 1/3 do diâmetro médio da lua.

Outra questão interessante sobre Mimas, é que é o menor objeto conhecido que tem seu formato aproximadamente esférico por conta de sua gravidade.

As descobertas foram publicadas em um artigo no periódico Nature.

Pode haver um oceano escondido em Mimas

Júpiter e Saturno possuem muitas luas. Assim, dada o grande número de luas estamos sempre tendo notícias a respeito delas, já que elas abrem um mar de possibilidades para a exploração espacial, sendo até mesmo, algumas dessas luas, locais propícios para a procura de vida extraterrestre.

As luas Titã e Encélado de Saturno, e Europa e Ganimedes, de Júpiter, são quatro das mais famosas luas dos dois planetas. Elas são conhecidas pelos oceanos subterrâneos, e são vistos como possíveis pontos para a existência da vida microbiana extraterrestre. Agora, Mimas entra para o seleto grupo de luas com oceanos subterrâneos.

“É uma surpresa”, disse ao The Guardian o astrônomo do Observatório de Paris, na França, Valéry Lainey. “Se você olhar para a superfície de Mimas, não há nada que acuse um oceano subterrâneo. É o candidato mais improvável de longe”.

O oceano foi encontrado quando os pesquisadores notaram uma peculiaridade na órbita de Mimas. Ao procurar modelar e entender, eles pensaram que a estranha mudança na órbita pudesse ser por um núcleo sólido disforme.

Mais tarde, novos modelos mostraram que esse núcleo sólido só explicaria essa mudança se esse núcleo fosse alongado e plano, como uma panqueca, o que obviamente não é real.

Cassini Saturn Orbit Insertion
A sonda Cassini estudou Saturno e suas luas. Imagem: NASA/JPL.

Assim, analisando a sua órbita desde 2014, os pesquisadores chegaram à explicação atual: de que pode haver um oceano escondido em Mimas. Cerca de 50% do volume de Mimas é de água líquida.

Poderia haver vida nesse oceano?

Que pode haver um oceano escondido em Mimas, já sabemos. Mas e a existência de vida? O oceano é bastante isolado, fundo e bastante novo. Assim, seria difícil que houvesse vida lá, mas se haver, seria ainda mais difícil detectá-la, já que a água está bem isolada.

O oceano subterrâneo deve estar, de acordo com estimativas, entre 20 e 30 km abaixo da superfície do planeta, e deve ter surgido entre 2 e 25 milhões de anos atrás. Para a vida surgir, é necessário do tempo na casa dos bilhões de anos.

“Não há como explicar tanto o giro de Mimas quanto a órbita com um interior rígido. Você definitivamente precisa ter um oceano global no qual a plataforma gelada possa deslizar”, explica Lainey ao The Guardian.

“Não há indicação de uma conexão entre o oceano interno, onde a vida poderia sobreviver, e a superfície ou o espaço onde vestígios de vida poderiam ser detectados e amostrados, como fizemos nas plumas de Encélado, e esperamos fazer na superfície ou em plumas em Europa”, disse ao The Guardian David Rothery, professor de geociências planetárias da Open University. “Se houvesse vida dentro de Mimas, ela estaria escondida por mais de 20 km de gelo intacto”.

“Se o oceano existe há apenas 25 milhões de anos, isso pode não ter sido tempo suficiente para que a vida começasse e se estabelecesse. Europa e Encélado são candidatos muito mais promissores”, explica o pesquisador.

Na lua Encélado, há alguns anos, a sonda Cassini, da NASA, conseguiu voas através das plumas de gelo vaporizadas que são formadas na lua, assim confirmando a existência do oceano, mas em Mimas, é diferente.

“É realmente surpreendente que não tenhamos visto nada, mas a espessura da concha gelada de Mimas é suficiente para manter este oceano sem que nenhuma atividade significativa o traia por milhões de anos”, explica Lainey ao Space.com. “É por isso que a Cassini não encontrou nada na superfície de Mimas.”