Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Plástico está assassinando bactérias que produzem 10% do oxigênio da Terra

Há muitas fotos na mídia demonstrando o poder destrutivo do plástico na vida marinha, como golfinhos, tartarugas e baleias. Porém, pesquisas sugerem que a poluição plástica está prejudicando a vida marinha de formas muito mais sutis e que podem ter consequências muito piores para todo o ecossistema mundial.

Uma bactéria fotossintética marinha, chamada Prochlorococcus, gera 10% do oxigênio que respiramos, mas de acordo com uma pesquisa publicada na terça-feira na revista Nature Communications Biology, a lixiviação de produtos químicos para a água proveniente de resíduos plásticos está retardando o crescimento da bactéria em um nível genético – e potencialmente privando a Terra de uma fonte preciosa de ar respirável.

“Se realmente quisermos entender o impacto total da poluição plástica no ambiente marinho e encontrar maneiras de mitigá-la, precisamos considerar seu impacto nos principais grupos microbianos, incluindo micróbios fotossintéticos”, disse ao The Independent a bióloga da Universidade Macquarie, Sasha Tetu, que liderou a pesquisa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Fragmentos de plásticos são encontrados pela primeira vez em geleiras

A pesquisa foi realizada num laboratório e não no oceano. Mas Lisa Moore, outra cientista do projeto, disse, também ao The Independent, que a poluição pode causar um declínio global nas populações de Prochlorococcus nas próximas décadas. “É possível que alguns Prochlorococcus já estejam afetados quando próximos aos plásticos”, disse Moore.

A realização de testes em campo é o próximo passo para esta pesquisa, afirmaram os autores do estudo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O artigo científico foi publicado em Nature Communications Biology.

FONTE: Plastic Is Killing the Bacteria That Make 10% of Earth’s Oxygen [Futurism]

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...