Planeta semelhante à Terra encontrado orbitando estrela próxima

Damares Alves
Impressão artística do LTT 1445 Ac. As outras duas estrelas do sistema trinário podem ser vistas na extrema direita. Imagem: NASA, ESA, L. Hustak/STScI

Localizado a apenas 22 anos-luz de distância, em órbita ao redor de uma estrela anã vermelha, o exoplaneta LTT 1445 Ac representa um marco astronômico significativo.

Com aproximadamente 1,37 vezes a massa da Terra e 1,07 vezes seu raio, ele se destaca como o exoplaneta de tamanho terrestre mais próximo conhecido em relação ao nosso Sistema Solar.

Embora as condições em LTT 1445 Ac sejam excessivamente quentes para sustentar a vida como a conhecemos, sua proximidade e características semelhantes à Terra o tornam um candidato ideal para estudos comparativos sobre a evolução planetária e os elementos que diferenciam mundos semelhantes ao nosso.

Descoberto inicialmente em 2021 através do Telescópio Espacial TESS, especializado na busca de exoplanetas, LTT 1445 Ac apresentou desafios em sua observação devido à sua localização em um sistema trinário, onde três estrelas estão gravitacionalmente ligadas. Esse arranjo incomum impacta a maneira como a luz das estrelas é percebida, adicionando complexidade à tarefa de observar um exoplaneta relativamente pequeno como o LTT 1445 Ac.

Para uma análise precisa das propriedades de um exoplaneta, duas métricas principais são essenciais. Primeiro, os dados de trânsito, que medem as diminuições na luminosidade da estrela quando o exoplaneta passa entre ela e a Terra, revelando o raio do exoplaneta. Segundo, os dados de velocidade radial, que analisam a influência gravitacional do exoplaneta na estrela, observando as variações no comprimento de onda da luz estelar.

Embora o TESS tenha identificado o LTT 1445 Ac, as observações iniciais não foram conclusivas, tornando difícil afirmar se o escurecimento observado era devido a um trânsito completo do exoplaneta ou apenas uma passagem parcial. A confirmação definitiva veio através de dados de velocidade radial, e observações mais detalhadas foram realizadas pelo Telescópio Espacial Hubble.

Animação mostrando como a velocidade radial é medida, uma das maneiras pelas quais um planeta pode afetar a luz de sua estrela. Imagem: Alysa Obertas/Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0

Utilizando a Wide Field Camera 3 do Hubble, uma equipe liderada pela astrofísica Emily Pass, do Harvard & Smithsonian Center for Astrophysics, conseguiu observações mais precisas do trânsito de LTT 1445 Ac, determinando com maior clareza seu diâmetro. Com esses dados, eles concluíram que o exoplaneta tem uma densidade de 5,9 gramas por centímetro cúbico, sugerindo uma composição rochosa, semelhante à da Terra.

Dois tipos diferentes de trânsitos. O trânsito inferior é conhecido como trânsito de pastagem e produz medições menos precisas. O Hubble conseguiu distinguir que o trânsito não estava pastando. Imagem: NASA, ESA, E. Wheatley/STScI

Ainda que a vida como conhecemos seja improvável em LTT 1445 Ac, devido à alta temperatura resultante de seu curto período orbital ao redor de uma estrela anã vermelha, a capacidade de coletar dados detalhados de trânsito abre caminhos para estudos atmosféricos avançados.

Essas pesquisas podem fornecer insights valiosos sobre a formação e evolução de mundos semelhantes à Terra em diferentes configurações de sistemas estelares, contribuindo significativamente para nossa compreensão da diversidade planetária e da potencial habitabilidade em outras partes da galáxia.

A pesquisa foi publicada no The Astronomical Journal.