Pintura em estalagmites foi feita por Neandertais, confirma estudo

Mateus Marchetto
Imagem: (Joao Zilhao/ICREA/AFP)

A decolada da espécie humana começou com o desenvolvimento da cultura e sociedade, dentre outras coisas. Nossos ancestrais pintavam imagens com objetivos artísticos em paredes de cavernas há pelo menos 30 mil anos. Contudo, uma pesquisa acaba de confirmar que uma pintura em estalagmites em uma caverna na Espanha tem origem Neandertal.

A evidência era um tanto controversa desde 2018, quando uma pesquisa atribuiu a mancha vermelha na Caverna de Ardales, na Espanha, à nossos primos extintos, os Neandertais. Isso porque muitos pesquisadores afirmaram à época que a coloração poderia estar ali simplesmente pela oxidação de compostos da caverna.

Para tirar a dúvida, uma equipe de pesquisadores acaba de publicar seus resultados na revista PNAS. Acontece que os pigmentos presentes em uma estalagmite da caverna não têm origem de compostos de ferro comuns ao local. Assim, os resultados indicam que realmente alguém levou a tinta – provavelmente o hominídeo predominante na época – até a caverna.

PigmentedStalagmiteNeanderthalArt
Imagem: Joao Zilhao/ICREA

A pesquisa mostra, aliás, que os neandertais fizeram diversas pinturas na mesma estalagmite ao longo de milhares de anos. Ao menos duas pinturas passaram pela mesma estalagmite com um intervalo de mais de 10 mil anos, de acordo com os autores.

Pintura, arte e cultura Neandertal

Por muitas décadas, outros humanos, que não o Homo sapiens, foram classificados como inferiores ou menos capazes que a nossa espécie. Evolutivamente isso pode até ser verdade, uma vez que eles acabaram extintos, talvez por nossa própria causa. Contudo, diversas pesquisas mostram que esses hominídeos, sobretudo Neandertais, tinham estruturas sociais complexas e habilidades únicas.

Os Neandertais, especialmente, viveram entre mais ou menos 400 e 40 mil anos atrás, colonizando boa parte da Europa e do Oriente Médio. Contudo, seus grupos não eram tão conectados ou tão numerosos quando os H. sapiens se tornaram.

stalagtit 1664119 1920
Estalagmites e estalactites são estruturas que se formam pelo depósito de sedimentos carregados pela água ao longo de milhares de anos. Imagem: Gitti LohrPixabay

Ainda assim, os Neandertais dominaram o planeta por muito mais tempo do que os Sapiens até o momento. Por esse e outros motivos, pesquisadores indicam o desenvolvimento de uma proto-cultura nesses hominídeos. A pintura, assim, pode muito bem ter feito parte desse fenômeno.

Ainda assim, os autores da pesquisa afirmam que a pintura da estalagmite na Espanha não é necessariamente arte – ao menos no nosso conceito. “Mas sim o resultado de comportamentos gráficos com a finalidade de perpetuar a significância simbólica de um espaço.”, afirmam os pesquisadores.

A pesquisa está disponível no periódico PNAS.