O que são os pilares de luz?

Felipe Miranda

Imagine olhar pela janela e ver pilares de luz, que parecem ser feixes de lanternas saindo do céu e vindo em direção do solo. São cores variadas – alguns feixes esbranquiçados, alguns azuis, outros amarelos e alguns até mesmo na cor vermelha. Parece algo assustados, mas também muito bonito. São diferentes das auroras boreais, algo menos conhecido. Afinal, o que são os pilares de luz?

Observe a imagem abaixo:

O que são os pilares de luz
Imagem: Timmy Joe Elzinga, YouTube

Essa fotografia foi registrada em Janeiro de 2017 em Ontário, no Canadá por Timmy Joe Elzinga com a câmera de smartphone. Mas não são fenômenos bizarros sem explicação. Trata-se de um fenômeno óptico perfeitamente explicável.

“Quando vi pela primeira vez esses feixes de luz disparando pelo céu da janela do meu banheiro, tive certeza de que eram as luzes do norte”, disse Elzinga ao Live Science na época. “Consegui capturar essas imagens porque as luzes eram muito brilhantes e pronunciadas e porque sou um fotógrafo amador”.

As luzes do norte a que ele se refere na conversa são as Auroras Boreais, padrões de luz formados próximos aos polos. As auroras boreais e austrais ocorrem pela interação dos ventos solares com o campo magnético da Terra. Essa interação libera lindas luzes que pairam pelos céus. Já explicamos a formação das auroras.

Entenda o que são os pilares de luz

Para que os pilares de luz ocorram, é preciso que haja as condições perfeitas. Por isso que esses fenômenos não são tão comuns nem muito conhecidos. Eles são tão especiais, que as condições necessárias são extremamente específicas: calmas, frias e sem a incidência de vento no local.

Quando a atmosfera está fria, pequenos cristais de gelo se formam na atmosfera. À medida que descem pelo ar, esses cristais se orientam hexagonalmente e, em um momento, funcionam como um grande espelho. Esse espelho refletirá, então, fontes de luz em feixes – sejam fontes naturais, como o Sol e a Lua, sejam fontes artificiais, como lâmpadas e iluminação pública.

Light Pillars and Diamond Dust in London Ontario Canada
Imagem: Ray Majoran / Wikimedia Commons

“Eles aparecem como feixes de luz para o observador. Geralmente é causado por luzes da rua. No entanto, qualquer fonte de luz pode criar um pilar de luz em condições adequadas, diz David Samuhel, meteorologista do AccuWeather.

“Normalmente, os cristais de gelo são pequenos o suficiente para permanecerem suspensos no ar e só se formam quando as temperaturas estão abaixo de zero [F]”, disse Samuhel. “Na maioria dos casos, as temperaturas são de 10 a 20 graus [fahrenheit] negativos ou mais frias”.

Pouco conhecidos

O que são os pilares de luz agora você já sabe. Mas garanto que você não conhecia os pilares de luz até essa leitura. Pouca gente já ouviu falar no fenômeno.

As auroras boreais são muito mais famosas porque não necessitam de condições tão específicas para ocorrer. Se há partículas carregadas para interagir com o campo magnético da Terra, então há as auroras. Elas não são atrapalhadas pelo vento.

Além disso, as auroras ocorrem em uma altura muito maior, sendo mais amplas. Os cristais de gelo correm em uma altura bem menor da atmosfera. Então, eles são extremamente locais, e apenas observadores em um pequeno raio conseguem ver os bonitos feixes de luz que se formam.

“Acredito que as pessoas não ouviram tanto sobre pilares de luz devido ao fato de serem observados principalmente em climas muito frios, onde poucas pessoas vivem”, diz Samuhel. “As auroras são observadas em uma área muito mais ampla, já que ocorrem a muitos quilômetros de altitude na atmosfera. Os pilares de luz ocorrem perto do solo nos níveis mais baixos da atmosfera”, diz.

Leituras recomendadas

Compartilhar