Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Técnica permite que pessoas paralisadas escrevam com a mente

Técnica permite que pessoas paralisadas escrevam com a mente

Existem pessoas paralisadas por diferentes motivos, seja por acidente vascular cerebral ou doença neurológica, algumas até conseguem se comunicar com dificuldades, outras não. Agora, cientistas desenvolveram uma técnica que permite entender o que diz a mente destes pacientes. Mas, ainda é algo novo e que exige desenvolvimento.

É um modelo de comunicação com o poder da mente. Eletrodos foram implantados em uma parte do cérebro relacionada com movimentos, permitindo que os pacientes paralisados conseguissem mover um cursor e selecionassem letras na tela, com base em seus pensamentos. Estas pessoas paralisadas conseguiram digitar até 39 caracteres por minuto.

Pessoas paralisadas podem escrever com a mente

Esse tipo de escrita foi considerado 3 vezes mais lento do que a normal, feita à mão. Assim, no experimento, um voluntário paralisado do pescoço para baixo imaginou mover o seu braço para escrever as letras do alfabeto. Desse modo, auxiliou no treinamento do modelo usado pelo computador, conhecido como rede neural.

Continua depois da publicidade

A partir disso, o sistema começou a identificar os traços e a trajetória pretendida da ponta de sua caneta imaginária, para escrever as letras. O sistema consegue ler as frases imaginadas pelo voluntário, com taxa de precisão em 95%, com velocidade de 66 caracteres por minuto. Portanto, o voluntário conseguiu ser mais rápido do que outros pacientes.

Foto: Frank Willett.

Os pesquisadores envolvidos aguardam que a velocidade seja ampliada conforme o voluntário adquira prática. Além disso, o avanço da tecnologia também fará com que o modelo seja mais interessante. Por fim, os envolvidos estão usando gravações neurais para entender melhor como o cérebro planeja e realiza os movimentos.

A tecnologia ainda está em seus passos iniciais, sendo uma grande promessa para o futuro. A expectativa é que devido ao desenvolvimento desse conceito, teremos uma nova perspectiva sobre o mundo virtual dentro de pouco tempo. E enfim, os pacientes paralisados podem ter uma nova maneira de comunicação.

Com informações de Sciencemag.

Continua depois da publicidade
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...