Pesquisadores “entrevistam” aves em cativeiro antes da soltura na natureza

Damares Alves
Imagem: Volunteer Programs Bali

Cientistas estão realizando pesquisas com aves em cativeiro antes de liberá-las na natureza. A pesquisa acontece com a espécie Bali myna, uma ave rara encontrada apenas na ilha de Bali, na Indonésia. Menos de 50 adultos da espécie permanecem em sua floresta seca nativa e savana na ilha. Os conservacionistas estão tentando reintroduzir mais aves para aumentar a população selvagem, mas os resultados têm sido mistos.

A pesquisa, publicada na Royal Society Open Science, visa entender como cada animal percebe, processa, armazena e age sobre as informações, o que é conhecido como “cognição”. Entender isso é fundamental para garantir o sucesso do processo de reintrodução desses animais no habitat natural.

As aves precisam ser capazes de navegar por aldeias, fazendas e outras paisagens dominadas por pessoas e reconhecer comida e bons lugares para nidificar, evitando predadores e outros perigos. Compreender as características que tornam essas aves individuais mais adequadas para essa tarefa pode ajudar os conservacionistas a selecionar os melhores candidatos para liberação na natureza.

A pesquisa foi realizada com 22 mynas de Bali em três zoológicos do Reino Unido. As aves foram testadas em relação à sua capacidade de resolver problemas e responder a alimentos novos e objetos estranhos colocados ao lado dos alimentos familiares que compõem sua dieta diária.

Medo da novidade em aves estudadas

Os resultados mostraram que as aves demoravam mais para tocar nos alimentos familiares quando um item novo estava presente. Esse medo da novidade foi mais pronunciado em aves adultas do que juvenis, mas as aves foram mais rápidas em se aproximar de novos alimentos e objetos quando outras espécies estavam em seus aviários, sugerindo que podem superar o medo ao competir por comida.

Os pássaros mais ousados foram mais rápidos para resolver cada nova tarefa de resolução de problemas, sugerindo que eles podem ser mais adaptáveis uma vez liberados na natureza. A pesquisa também pode ajudar a preparar melhor os animais para lidar com ameaças como predadores e encontrar alimento seguro ou lugares para procriação.

A pesquisa é fundamental para garantir a sobrevivência dessas aves tão raras e outras espécies ameaçadas. Compreender como diferentes animais respondem a pressões externas é importante, embora haja limites para o que até mesmo os animais mais adaptáveis podem superar. A união de esforços entre diferentes áreas pode trabalhar juntas para melhorar as chances de proteger o mundo natural.