Connect with us

Planeta Terra

Pesquisa sugere que até pequenos grupos de humanos podem mudar o ambiente

Published

on

Em pleno século XXI, após diversas revoluções industriais e tecnológicas, é evidente que a espécie humana pode modificar drasticamente a paisagem do planeta. Contudo, dados de satélites mostram que mesmo pequenos grupos de caçadores-coletores podem mudar o ambiente de um lugar de maneira significativa.

Apesar de não conseguirmos ver a Muralha da China do espaço, cientistas conseguem extrair muitos detalhes de uma imagem de satélite. Muitos destes dados indicam, inclusive, a atividade humana e seus efeitos em uma paisagem.

Agora pesquisadores combinaram este tipo de pesquisa com a arqueologia, e mostraram que mesmo pequenas populações de seres humanos primitivos já causavam mudanças significativas no ambiente.

Advertisement

Usando imagens de satélite da Ilha de Madagascar, cientistas analisaram o relevo e o solo de de diversas partes do sudoeste da ilha. O detalhe é que algumas destas regiões foram conhecidamente habitadas por comunidades primitivas de pescadores e caçadores-coletores. Isso porque diversos artefatos vieram destas regiões.

Todavia, a pesquisa mostrou uma variação significativa do terreno das regiões habitadas pelos Homo sapiens em relação àquelas não habitadas. Ao longo de quase 500 quilômetros quadrados, ao menos 17% dos territórios sofreram a longo prazo pela ação humana.

Ou seja, mesmo sem agricultura ou maquinário, os seres humanos já eram capazes de mudar o ambiente de forma bastante profunda.

Advertisement

Por que um caçador-coletor iria mudar o ambiente?

Além dos dados do satélite PlanetScope, a pesquisa publicada no periódico Frontiers in Ecology and Evolution também utilizou algoritmos de alteração florestal e vegetativa na ilha. Tudo isso, por conseguinte, para prever a coevolução da vegetação e dos seres humanos em Madagascar.

“O que nós descobrimos é que as áreas circundando estes sítios [de ocupação humana], que parecem ser pristinas, não são. Nós vemos uma leve alteração na capacidade do solo reter água. Isso é indicado por um desvio na refletividade espectral vista nas imagens de satélite.” Assim afirma o autor Dylan S. Davis, ao Penn State News.

Acontece que essa característica de mudar o ambiente acontece mesmo com a menor presença de seres humanos. Isso porque a forma e a composição do ambiente dependem diretamente das espécies que vivem nele. E convenhamos que nós humanos fazemos várias modificações na natureza.

Advertisement

Contudo, ainda não há evidências concretas de que a mudança no solo, citada por Davis, tenha sido de fato causada por seres humanos habitando as regiões. Ainda assim, a hipótese é forte.

A maioria das pesquisas do gênero, aliás, mostra o impacto de comunidades agrícolas nos recursos e condições do ambiente. No entanto, a pesquisa ressalta que este tipo de mudança já acontecia provavelmente milhares de anos antes de criarmos nosso modelo de agricultura.

“Nós subestimamos o impacto que sociedades não-agrícolas têm em moldar as paisagens. Estas são sutis, mas podem ser descobertas,” afirma a coautora Kristina Douglass. “Olhando para a paisagem ao redor do mundo, nós descobrimos que pessoas modificaram mais do mundo do que pensávamos antes.”

Advertisement

A pesquisa está disponível no periódico Frontiers in Ecology and Evolution.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.