Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Óvulos humanos podem selecionar espermatozoides, mostra estudo

Um novo estudo mostrou que óvulos humanos podem selecionar espermatozoides utilizando sinais químicos.

Óvulos humanos podem selecionar espermatozoides
(Crédito: CC0 Public Domain)

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade de Manchester, óvulos humanos podem selecionar espermatozoides utilizando sinais químicos. Segundo a pesquisa, óvulos de mulheres diferentes atraem espermatozoides de homens diferentes – e não necessariamente de um único parceiro.

Seres humanos gastam muito tempo e energia selecionando o parceiro ideal. Agora, este estudo mostra que esta “seleção” continua até mesmo após o sexo.

Como os óvulos humanos podem selecionar espermatozoides?

Os óvulos liberam algumas substâncias químicas chamadas quimioatraentes que têm a função de atrair os espermatozoides. Sabendo disso, a equipe de pesquisa se perguntou se os óvulos usam esses sinais químicos para escolher quais espermatozoides eles devem atrair. Para responder essa pergunta eles  analisaram como o esperma responde ao líquido folicular, que envolve os óvulos e contém quimioatraentes. Dessa forma, eles poderiam identificar se os fluidos foliculares de diferentes mulheres atraíam esperma de alguns homens mais do que outros.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Nova tecnologia permite manipular facilmente o sexo de bebês através do esperma

As analises confirmaram que de fato, o líquido folicular de uma mulher era melhor em atrair esperma de um homem, enquanto o fluido folicular de outra mulher era melhor em atrair esperma de um homem diferente.

Óvulos humanos podem selecionar espermatozoides, mostra novo estudo
Uma micrografia eletrônica de varredura mostra o momento da fertilização envolvendo um óvulo humano e espermatozoides. D. Phillips / Science Photo Library

Durante o estudo a equipe também descobriu que os óvulos nem sempre atraem mais espermatozoides do parceiro em comparação com o esperma de outro homem.

O poder da escolha

Segundo os pesquisadores, o espermatozoide tem somente uma função, que é fertilizar óvulos. Portanto, eles não ser muito exigentes. Já os óvulos, por sua vez, se beneficiam escolhendo espermatozoides de alta qualidade ou geneticamente mais compatíveis.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: Nova tecnologia permite manipular facilmente o sexo de bebês através do esperma

A ideia de que os óvulos podem estar escolhendo os melhores espermatozoide é realmente uma novidade na fertilidade humana pois isso nunca foi descrito em nenhuma literatura.

As pesquisas sobre a maneira como os óvulos e os espermatozoides interagem são muito importantes porque elas ajudam no desenvolvimento de tratamentos de fertilidade e podem nos ajudar a entender algumas das causas atualmente ‘inexplicáveis’ de infertilidade nos casais.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O estudo foi publicado na revista Proceedings da Royal Society B, clique aqui para acessá-lo.

As informações para esta matéria foram fornecidos pela Universidade de Estocolmo.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.