Ouvidos podem emitir sons contraindo um músculo, você consegue?

Erik Behenck

Os seres humanos possuem diversas capacidades que não são vistas em outros animais, uma delas é a possibilidade de controlar diferentes partes da musculatura esquelética. Ainda assim, existem alguns membros que não possuímos controles. O tensor tímpano é um destes, ainda assim, ouvidos podem emitir sons contraindo um músculo.

Essa pequena musculatura fica localizada acima do tubo auditivo, oferecendo uma habilidade bem diferenciada: ela consegue produzir um som semelhante a um trovão, só que bem baixinho.

Como ouvidos podem emitir sons?

Essa não é uma descoberta nova, essa contração involuntária foi descrita em 1842, em um texto produzido pelo fisiologista Johannes Müller. O tensor tímpano tem atividades fundamentais para a nossa audição, por exemplo, ele sempre vibra quando você ouve alguma coisa. A partir disso, o som é transmitido por uma série de ossos, até chegar no ouvido interno.

O martelo é um destes ossos, o mais próximo do tímpano. É ele quem leva as vibrações da membrana para a bigorna. Quando o tímpano se contrai, o martelo tensiona a membrana timpânica, fazendo com que a sua capacidade de vibrar seja limitada. Sempre que ouvimos algum ruído alto, o tímpano faz isso, protegendo as células do ouvido interno.

Entenda mais sobre o funcionamento do tímpano

Esse músculo tem a capacidade de mascarar sons de baixa frequência, assim os sons mais altos ficam fáceis de ouvir. O tímpano se contrai como forma de resposta aos sons gerados automaticamente, como mastigar, tossir, falar e bocejar, entre outras atividades comuns. Se não fosse isso, era capaz que ficássemos surdos devido aos sons produzidos por nosso organismo.

Mas, como nossos ouvidos podem emitir sons? Isso acontece quando o tensor tímpano se contrai, assim os ruídos são produzidos pelo próprio músculo. Aqueles que conseguem contrair da maneira que desejarem conseguem perceber um efeito semelhante a colocar as mãos sobre os ouvidos, mas sem que as mãos estejam ali.

Isso pode ser assustador para quem não conhece

Seus ouvidos podem emitir sons e você não saber de onde é, confundindo o cérebro. Isso em alguns casos é perturbador. Em 2013 um homem procurou um médico descrevendo que estava sofrendo com um zumbido bilateral, que aparecia em diferentes momentos. A partir disso, ele descobriu que conseguia contrair este músculo de maneira involuntária.

Quem não consegue controlar seus tímpanos, para sentir qual é a sensação de ouvir este barulho, existe uma maneira para que isso possa ser descoberto. Encha a sua boa com água e faça um grande bocejo, então poderá ter ouvido um barulho estridente, que é a contração dos músculos do tímpano.

Fique atento para o zumbido nos ouvidos

É preciso ficar atento, médicos indicam que o zumbido no ouvido pode ser sinal de doenças. Geralmente a sensação é a mesma, a pessoa não sabe de onde vem e pretende acabar com ele. É um incômodo que pode ser passageiro, parecido com o barulho de insetos. Esse problema afeta pessoas de qualquer idade.

Em alguns casos ele pode ser emitido pelos tímpanos e em outros é melhor você procurar um médico, como fez o homem do caso apresentado no tópico anterior.

Compartilhar