Os 19 países mais patrióticos do mundo

Daniela Marinho
Imagem: Getty Images

O patriotismo é um sentimento de amor e lealdade que uma pessoa tem pela sua nação, suas tradições, cultura e valores. É uma emoção positiva que envolve a identificação com o seu país e o desejo de defendê-lo, honrá-lo e promovê-lo. Nesse sentido, o YouGov conduziu uma pesquisa internacional sobre globalização na qual listou os 19 países mais patrióticos do mundo.

O conceito de patriotismo tem sido amplamente discutido por teóricos ao longo da história. Uma das definições mais conhecidas é a de Samuel Johnson, que disse: “O patriotismo é o último refúgio de uma canalha”. Essa frase sugere que o patriotismo pode ser usado como uma desculpa para justificar comportamentos moralmente questionáveis, como a representação e a violência.

Por outro lado, teóricos como o filósofo Jean-Jacques Rousseau argumentam que o patriotismo é uma virtude cívica que ajuda a promover a coesão social e a construir uma comunidade unida. Para ele, o patriotismo é uma forma de amor que vai além do amor próprio e que envolve a busca pelo bem comum.

Países mais patrióticos do mundo: ranking com as 19 economias líderes

De acordo com uma pesquisa da YouGov, os países mais patrióticos do mundo são os Estados Unidos, Índia, seguida por Austrália, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Reino Unido, Dinamarca, Malásia, Noruega, Finlândia, Hong Kong, Cingapura, Suécia, Vietnã, Alemanha e França. Esses países apresentaram altos níveis de patriotismo em diferentes áreas, como a defesa do país, o orgulho da cultura e história nacional, e a valorização das instituições e símbolos nacionais.

É importante ressaltar que a noção de patriotismo pode variar muito de cultura para cultura e que o que pode ser considerado patriótico em um país pode não ser o mesmo em outro. Além disso, o patriotismo pode ser um conceito complexo e controverso, com diferentes teorias oferecendo diferentes perspectivas sobre o que ele significa e como deve ser aplicado.

O ranking foi feito tendo como base a afirmação “meu país é o melhor do mundo”. As pessoas a interpretaram e então o YouGov transformou as respostas em porcentagem; confira.

1. Estados Unidos – 41%

Para 41% dos entrevistados nos EUA, o seu país é o melhor do mundo e 32% acredita que é “melhor do que a maioria dos países”. O patriotismo nos Estados Unidos é fortemente influenciado por sua história e cultura. Essa grande potência lidera, assim, o ranking dos países mais patrióticos do mundo.

2. Índia – 36%

Um enorme percentual de 36% dos indianos acredita que seu país é o melhor do mundo, e outros 35% acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”. A Índia é um país com uma rica história e cultura, que é valorizada pelos seus cidadãos como um símbolo da sua identidade nacional.

3. Austrália – 34%

Na Austrália, três quartos dos seus residentes acreditam que seu país é o melhor. Os australianos geralmente são considerados patrióticos por vários motivos, entre eles porque o país tem uma forte identidade nacional, que é influenciada por sua história, geografia e cultura.

4. Emirados Árabes Unidos – 27%

Cerca de 27% dos cidadãos dos Emirados Árabes Unidos acreditam que seu país é o melhor do mundo, enquanto 49% acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”.

5. Arábia Saudita- 25%

Um quarto dos residentes no estado árabe rico em petróleo acredita que seu país é o melhor do mundo, enquanto outros 42% acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”, tornando-o um dos países mais patrióticos do mundo.

6. Tailândia – 25%

O patriotismo na Tailândia é focado na família real. Os tailandeses são considerados patrióticos por uma série de razões, como o fato do país ter uma longa história e uma rica cultura, que remontam a milhares de anos. Os tailandeses são muito orgulhosos de sua cultura, que inclui tradições como a culinária e as artes marciais, o que faz com que seja o sexto país entre os países mais patrióticos do mundo.

7. Filipinas – 15%

O patriotismo nas Filipinas é alimentado pela sua história de luta pela independência e pela forte identidade nacional do país. Os filipinos são muito seguros de sua cultura e de sua posição como um importante país no Sudeste Asiático.

8. Indonésia – 14%

A Indonésia é um país com uma história rica e diversificada, que é valorizada pelos seus cidadãos como um símbolo de sua identidade nacional. O patriotismo na Indonésia é alimentado pelo orgulho do país em sua cultura, história e posição como maior país muçulmano do mundo.

9. Reino Unido – 13%

Apenas 15% das pessoas entre 18 e 24 anos se sentem “muito patriotas” no Reino Unido, em comparação com 49% das pessoas com mais de 60 anos; 39% dos entrevistados britânicos acreditam que seu país é “tão bom” quanto os outros, enquanto 32% acreditam que seu país é “melhor” que os outros.

10. Dinamarca – 13%

Somente 13% dos dinamarqueses acham que seu país é o melhor do mundo, outros 57% acham que seu país é melhor do que a maioria dos outros. A Dinamarca ocupa o décimo lugar entre os países mais patrióticos do mundo.

11. Malásia – 11%

A Malásia é um país com uma forte identidade nacional, alimentada por sua história, cultura e diversidade étnica. Os malaios são muito protegidos de sua posição como um dos países mais prósperos do Sudeste Asiático. Cerca de 27% dos malaios acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”, enquanto 34% acreditam que é “tão bom”.

12. Noruega – 11%

Apenas 11% dos noruegueses acreditam que seu país é “o melhor do mundo”, mas 59% dos entrevistados acreditam que seu país é “melhor do que a maioria”.

13. Finlândia – 11%

Um pequeno número da população finlandesa acredita que seu país é o melhor do mundo. No entanto, 52% acredita que seu país é “melhor do que a maioria dos países”.

14. Hong Kong – 8%

A questão do patriotismo em Hong Kong é complexa e controversa. A região administrativa especial é uma antiga colônia britânica que foi devolvida à China em 1997. Desde então, Hong Kong tem sido governada sob o princípio “um país, dois sistemas”, o que significa que a região mantém um alto grau de autonomia em relação à China continental.

15. Cingapura – 7%

Em Cingapura, 55% dos entrevistados acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”, mas apenas 7% deles dizem que seu país é o melhor do mundo para se viver.

16. Suécia – 7%

Somente 7% dos suecos acreditam que seu país é melhor do que qualquer outro. Contudo, 55% acreditam que seu país é “melhor do que a maioria dos outros países”.

17. Vietnã – 6%

O patriotismo vietnamita é alimentado pela história do país, que valoriza a luta pela liberdade e a unidade nacional. Os vietnamitas também são muito orgulhosos de sua cultura, que inclui uma rica tradição de música, literatura e artes.

18. Alemanha – 5%

De acordo com a revista alemã Der Spiegel, os alemães ainda têm um medo enorme do patriotismo, sendo chamado até de “medo patológico”.

19. França – 5%

Para finalizar, o último país entre os países mais patrióticos do mundo é a França. Uma fração muito pequena da população acredita que seu país é o melhor do mundo. Isso pode estar ligado ao ex-presidente François Hollande, considerado o líder menos popular da história.

Compartilhar