Os 10 países que mais produzem milho

Estados Unidos, China e Brasil lideram a produção.

Dominic Albuquerque
Imagem: Depositphotos

Os países que mais produzem milho são, como se poderia esperar, grandes produtores agrícolas em escala global. O milho, por sua vez, é um dos líderes na agricultura moderna, o que se deve ao seu uso extensivo e rendimento. Ele fornece mais energia que o trigo, cevada e aveia.

Além disso, o grão de milho é adequado para a alimentação de todos os tipos de animais e aves. Bem como, com o aumento dos preços de energia, o grão de milho também se tornou interessante como uma opção mais barata para a produção de bioetanol.

Confira abaixo os países que mais produzem milho conforme o último levantamento da Statista.

Países que mais produzem milho

1. EUA

  • 383 milhões de toneladas

O milho é um grão comum nos Estados Unidos. A maior parte (cerca de 70%) é produzida em estados que são parte do “cinturão do milho-soja”. Eles se localizam na região centro norte do país, onde o clima é favorável à plantação de milho, e onde o solo é rico em nitrogênio e matéria orgânica.

Os Estados unidos também são líderes na exportação de grãos.

2. China

  • 272 milhões de toneladas

A agricultura é importantíssima para o desenvolvimento da economia chinesa moderna: ela emprega mais de 60% da população, e as fazendas constituem quase metade da área total do país.

De acordo com o plano de cultivo, cerca de 77% das terras são destinadas às culturas de grãos: trigo, milho e sorgo. Há alguns anos, as autoridades chinesas decidiram reduzir a produção de milho, pois havia estoques em excesso.

Apesar da alta produção e da China ser um dos países que mais produzem milho, o país também é um dos que mais importa.

3. Brasil

  • 115 milhões de toneladas

O Brasil é um dos países que mais produzem milho, além de ser reconhecido, também, pela produção e exportação de diversos produtos agrícolas: café, cana-de-açúcar, soja, milho, cacau, banana, algodão e carne bovina.

O clima contribuiu com o cultivo de milho no solo brasileiro. Em algumas regiões, é possível realizar duas colheitas numa estação, a tradicional e a safrinha. O milho da primeira se localiza no sul do país, enquanto o da safrinha é plantado nos estados da região central e do norte.

4. União Europeia (UE)

  • 69 milhões de toneladas

Todo ano, os 27 estados membros da União Europeia plantam grãos de milho numa área de 8.5 milhões de hectares, com a Romênia na liderança. A União Europeia segue regras estritas quando se trata de milho transgênico, seja na produção ou importação.

Além disso, o grupo é o maior importador de milho. Os maiores importadores do milho ucraniano são a Holanda e a Espanha.

5. Argentina

  • 54 milhões de toneladas

Dentre os países da América Latina, a Argentina se destaca pela baixa participação da agricultura em seu PIB (13%) e a diversidade de sua produção. É um dos líderes de exportação no mercado mundial.

6. Ucrânia

  • 42 milhões de toneladas

Na Ucrânia, a exportação de milho é importante para o desenvolvimento da produção agrícola do país. Em 2021/22, a produção agrícola teve uma colheita de 42 milhões de toneladas de milho.

7. Índia

  • 30 milhões de toneladas

O setor agrícola indiano emprega 60% da população. Mais de 50% do território terrestre do país é cultivado, com as plantações amontoando em 85% da área cultivada. Mais da metade da produção agrícola é produzida por fazendas.

Essas fazendas são representadas por arrendatários de pequenos lotes, que aplicam métodos agrícolas tradicionais, sem a oportunidade de adquirir máquinas e tecnologias agrícolas modernas capazes de aumentar o volume da produção.

8. México

  • 27 milhões de toneladas

Apesar da produção mexicana ser a primeira a levar o cultivo de milho a um nível de massa, o país não está nem dentre os cinco países que mais produzem milho. Isso se deve às condições naturais e à falta de áreas para cultivo (40% do país se constitui de desertos, e outros 40% de montanhas e florestas).

9. África do Sul

  • 17 milhões de toneladas

A África do Sul é um dos países com as piores condições para atividade agrícola: baixa precipitação, poucos recursos d’água, erosão, saturação do solo com sais e ácidos. Ainda assim, é um dos países que mais produzem milho, com a exportação de produtos agrícolas amontoando entre 30-40% da exportação total.

10. Rússia

  • 15 milhões de toneladas

Na Rússia, o milho é cultivado em diversas regiões. A área em 2021/22 foi estimada em 2.45 milhões de hectares, com 15 milhões de toneladas de milho sendo colhidas.

Compartilhar