Os 10 melhores livros de astronomia de todos os tempos

Felipe Miranda
Imagem: Pixabay

A astronomia é uma das áreas mais antigas e fascinantes da ciência. Ao longo da história, muitos livros foram escritos sobre o assunto, abordando desde as teorias antigas sobre o universo até os avanços mais recentes da astronomia moderna.

Neste artigo, apresentaremos os 10 melhores livros de astronomia de todos os tempos, que se destacaram por suas contribuições significativas e duradouras para o campo.

Sobre o Céu, por Aristóteles (350 AEC)

O tratado cosmológico de Aristóteles é o livro de astronomia mais influente da história, e por muito tempo foi sacro para a Igreja Católica. Além disso, o livro inspirou grandes nomes da ciência e da exploração do mundo. No entanto, sabemos hoje que o livro não é muito rebuscado em informações reais — mas vale lembrar que nem mesmo havia telescópios na época, e este ainda é o principal entre os melhores livros de astronomia.

De Revolutionibus Orbium Coelestium, por Nicolau Copérnico (1543)

O universo aristotélico era geocêntrico – ou seja, com a Terra no centro de tudo. Copérnico, por sua vez, instituiu o modelo heliocêntrico do universo. Até 1758, seu livro foi proibido pela igreja católica.

Sidereus Nuncius, por Galileu Galilei (1610)

O pequeno livreto de 24 páginas marca a história como o primeiro tratado científico baseado em observações astronômicas de um telescópio. Nele Galileu fala de suas observações sobre a Lua, as estrelas e sobre o planeta Júpiter.

Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, por Isaac Newton (1687)

Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, da tradução para o português, nasceu de um desafio proposto por Edmund Halley a Newton. E bom, ao refazer seus cálculos perdidos, Newton criou uma das mais importantes obras a óptica e para a mecânica. Por exemplo: a força de atração entre dois objetos é inversamente proporcional à distância entre eles.

O Mecanismo dos Céus, de Mary Somerville (1831)

Pouco conhecida hoje, durante o século XIX, a autodidata Mary Somerville foi declarada rainha da ciência em seu obituário. Seu livro melhorou significativamente a compreensão dos movimentos celestiais.

Esboços da Astronomia, John Herschel (1849)

John Herschel foi um polimata inglês que fez contribuições em matemática, astronomia, química, fotografia e botânica. Esboços da Astronomia é uma obra de divulgação científica para leigos publicada pela primeira vez em 1849. Ela cobre tópicos como a estrutura do universo, o movimento dos corpos celestes e a natureza da luz e da cor. O livro passou por muitas edições e continua sendo um texto científico popular de língua inglesa até hoje.

Marte e seus canais, por Percival Lowell (1906)

Lowell é um nome recorrente quando se fala em vida em Marte, pois era defensor de que Marte possuía diversos canais de água feitos por vida inteligente.

Durante o século XIX, Giovanni Schiaparelli avistou alguns canais que atribuiu a alguma formação geológica e ao intemperismo — como corredeiras de água. No entanto, por uma confusão causada na tradução, Lowell pensou que fossem canais feitos por seres inteligentes. Ele também enxergou os canais pelo telescópio, e pensou que esses canais levavam água dos polos para o restante do planeta.

Hoje, sabemos que esses canais eram uma ilusão de óptica. No entanto, Lowell inspirou uma geração de pessoas e cientistas.

Amateur Telescope Making, de Albert G. Ingalls (1926-1953)

O livro foi publicado pela Scientific American para suprir o crescente hobby da astronomia amadora nos Estados Unidos no início do século XX. O livro ajudava os astrônomos amadores na fabricação de seu próprio telescópio.

A Constituição Interna das Estrelas, por Arthur S. Eddington (1926)

Trazendo uma nova compreensão sobre o interior e a composição das estrelas, o livro fala sobre os gases sob pressão em seu núcleo e outros detalhes importantes sobre a estrutura das estrelas.

Cosmos, por Carl Sagan (1980)

Carl Sagan marca sua posição entre os melhores livros de astronomia da história. O incrível livro de Carl Sagan foi a porta de entrada para a astronomia para milhões de pessoas e originou a famosíssima e importante serie cosmos, que chegou até a receber um remake recentemente, apresentado por Neil deGrasse Tyson.

De maneira simples e completa, o livro explica muito das principais e mais fascinantes questões sobre o universo.