Orca totalmente branca é flagrada na costa do Alasca

Erik Behenck
Foto: Stephanie Hayes.

Uma orca totalmente branca foi flagrada na costa do Alasca. A baleia assassina conhecida como Tl’uk estava com dois adultos da espécie, vista no dia 7 de agosto. De fato, o que chamou atenção foi a cor do animal, extremamente raro.

Por mais que os pesquisadores se esforcem e já tenham flagrado os mais diversos animais aquáticos, durante oito décadas, pouquíssimas orcas brancas foram vistas.

Ver uma orca totalmente branca é um privilégio

A estudante em biologia marinha na University of Alaska Fairbanks, Stephanie Hayes foi uma das privilegiadas com a aparição da nadadora branca. “Eu vi uma espécie de brilho sob a água e pensei: uau, que baleia assassina terrivelmente branca, está fazendo algo engraçado”, disse ela.

Por incrível que pareça, alguns dias depois Hayes avistou TL’uk novamente e conseguiu fazer um vídeo. Aliás, o nome verdadeiro da baleira branca é T46-B1B, mas recebeu o seu apelido devido a sua cor parecida com a da lua.

orca-totalmente-branca2

Ainda não há muitas informações sobre esse tipo de animal

Mas, o animal não é completamente branco, possui marcações intrincadas próximas de sua barbatana dorsal, que ajudam em sua identificação. Segundo Hayes, o animal tem dois anos de idade e faz parte de uma espécie tida como predadora dos mares.

Elas possuem poderosos dentes caninos e conseguem caçar focas, leões marinhos, golfinhos e até mesmo baleias. Entretanto, TL’uk deve ter dificuldades em suas caças, já que a sua coloração é vista de longe, embora tenha sido flagrada na bem-sucedida captura de um foca.

“Ele parecia um membro saudável do grupo e caçava focas com sucesso, o que é excelente”, disse Hayes.

Os pesquisadores ainda têm poucos detalhes sobre estes animais e encontros futuros são importantes para fornecer mais informações. As baleias assassinas geralmente estão em movimento pelas águas do Alasca, dificultando o seu rastreamento.

https://www.instagram.com/p/CDwURLKjdcw/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Em quase um século, menos de uma dúzia de orcas brancas foram vistas

A orca totalmente branca vive junto com a sua mãe e sua avó e foi avistada também nas proximidades da Ilha de Vancouver. De fato, são animais tão raros que muitos pesquisadores nem possuem ideia de que conseguirão ver uma delas durante suas carreiras.

As baleias assassinas possuem um padrão preto e branco, o que não é visto em TL’uk, por mais que também não seja completamente albina. Assim, os animais semelhantes a ele são descritos como leucísticos, um termo que abrange diversas condições que geram a perda de pigmentação na pele, pelos ou escamas brancas.

Em mais de 80 anos, não mais do que dez delas foram vistas. O primeiro animal adulto desse tipo foi flagrado em 2010, na Rússia, quando ganhou o apelido de “Iceberg”.

Compartilhar