Ondas de Veneza revelaram estruturas de uma antiga estrada romana

Rafael D'avila

O mundo é uma verdadeira caixinha de surpresas e sempre nos pega desprevenidos, mas recentemente, sob as ondas de Veneza, encontraram estruturas de uma antiga estrada romana. A descoberta foi feita no Canal Treporti, na Lagoa de Veneza, e antes do nível do mar subir, a estrada se estendia pela paisagem.

De acordo com arqueólogos que estavam inspecionando a área, há uma evidência clara de um antigo assentamento romano antes da fundação e colonização da cidade. Sob as ondas de Veneza, ainda, outros mistérios podem ser revelados. “Este estudo multidisciplinar documentou a presença de um segmento de cerca de 1.200 metros de uma estrada romana submersa em uma antiga crista de praia. Ou seja, encontra-se submersa na Lagoa de Veneza do Norte”, explica uma equipe de arqueólogos liderada por Fantina Madricardo, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, em um novo estudo sobre o caso.

estrada romana sob as ondas de Veneza
Imagem: Fantina Madricardo

“A estrada submersa representa, ao mesmo tempo, um dos últimos segmentos de rota na paisagem marítima de Altinum. Contudo, dentro de uma rede mais ampla de estradas na Venetia et Histria Regio”, escrevem os pesquisadores. “A sua contiguidade com outras estruturas e infra-estruturas, como… Torres defensivas, diques-passadiços, porto e estruturas privadas, confirmam o assentamento permanente capilar no Venetorum angulus”.

Sob as ondas de Veneza ficou claro que os antigos romanos realizavam suas funções com maestria, como os arqueólogos viram. Por onde passavam, davam um jeito de facilitar a expansão e mobilidade através de estradas de veludo e troços de calçada.

Antigas pesquisas já apontavam uma estrada sob as ondas de Veneza

Em 1985, uma pesquisa já havia apontado evidências sobre uma possível estrada no Canal Treporti. Diversos mergulhos arqueológicos realizados entre 1978 e 2016, apresentaram a riqueza incrível do que está no fundo do mar daquela região.

estrada romana 02
Imagem: Federica Foglini

Estudos posteriores em 2020, revelaram uma série de 12 estruturas de relevo alinhadas de maneira paralela ao canal principal, com direção sudoeste-nordeste. Entretanto, a mais longa dentre todas elas tinha, aproximadamente, 52,7 metros, algo realmente gigante para a época em questão.

“A presença da antiga estrada romana confirma a hipótese de um sistema estável de assentamentos romanos na Lagoa de Veneza”, escreveram os arqueólogos.

“O estudo destaca a importância desta estrada no contexto mais amplo do sistema de transporte romano. Ou seja, isso demonstra a capacidade romana de se adaptar e lidar com ambientes dinâmicos complexos que muitas vezes eram radicalmente diferentes dos de hoje”, concluíram.

Compartilhar