Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

3 cidades antigas misteriosas que foram encontradas submersas pela água

Algumas das descobertas e mistérios arqueológicos mais emocionantes são os que envolvem as antigas ruínas de reinos perdidos submersos pelas águas. Há algo no mundo subaquático que capta a nossa imaginação – talvez seja a curiosidade sobre o que pode estar debaixo da superfície, ou a ideia de que cidades inteiras podem estar escondidas no fundo do oceano, fora de vista e fora do alcance.

Heracleion, a Atlântida do Egito

Foto: Christoph Gerigk

Construída em torno de um grande templo, Heracleion era atravessada por uma rede de canais, uma espécie de Veneza egípcia antiga, e suas ilhas eram o lar de pequenos santuários e casas. Ela era uma cidade portuária no Egito faraônico e era de extrema importância para o reino. Era no templo desta cidade, por exemplo, que os novos faraós recebiam o poder divino de Amun que eventualmente legitimava seus reinados sobre a Terra. Mas, apesar das riquezas e importância, a cidade não foi párea quando a natureza decidiu agir.

Algum evento cataclísmico que se tem poucos detalhes fez com que a cidade afundasse nas águas do Mar Mediterrâneo no século II AEC, durante o período helenístico. Mas acredita-se que a elevação gradual do nível do mar, combinada com o súbito colapso do sedimento instável em que a cidade foi fundada, causou a queda da área.

Continua depois da publicidade

Arqueólogos acreditam que será preciso de, no mínimo, cerca de 200 anos para que a cidade e seus mistérios sejam completamente compreendidos, indicando que estão somente no início da pesquisa. Por estar submersa, inclusive, torna as atividades de exploração um pouco mais complexas.

LEIA MAIS: Heracleion, a Atlântida do Egito: a cidade enigmática submersa pelo mar

A cidade Hedonística submersa dos Césares

Continua depois da publicidade

A cidade afundada dos Césares, Baiae, esteve perdida durante mais de 17 séculos sob as águas azuis da costa oeste da Itália. Só foi redescoberta nos últimos anos.

Baiae foi a Las Vegas da Roma do Primeiro Século, quando a cidade se tornou sinônimo de festas de luxo e selvagens que incluíam muito vinho e hedonismo da mais alta ordem possível. No seu apogeu, Baiae foi regularmente visitada por famosos Césares Romanos, incluindo Júlio César, Nero e Adriano. Isto pode explicar porque Baiae é chamado de “A Cidade Afundada dos Césares”.

Foi considerada uma das mais importantes cidades romanas durante séculos. Plínio costumava viver ali e, dali, pelo golfo, ele testemunhou e descreveu a erupção do Monte Vesúvio, que destruiu Pompéia e Herculano.

Continua depois da publicidade

Inevitavelmente, grande parte da cidade foi perdida para o mar, já que a atividade vulcânica também fez com que a linha costeira recuasse 400 metros para o interior, forçando-a a mergulhar no que hoje é o Golfo de Nápoles.

A cidade submersa de 5.000 anos de idade no sul da Grécia

Pavlopetri é uma pequena vila na região do Peloponeso, no sul da Grécia, onde uma antiga cidade de 5.000 anos reside a cerca de quatro metros debaixo d’água. Acredita-se ser a mais antiga cidade submersa conhecida do mundo.

Continua depois da publicidade

A cidade é incrivelmente bem projetada com uma praça central, estradas, casas de dois andares com jardins, templos, um cemitério e um complexo sistema de gestão de água, incluindo canais e canos de água. O design ultrapassa muitas cidades modernas.

A cidade é tão antiga que existiu no período em que o famoso poema épico grego antigo “Ilíada” foi introduzido. Pesquisas em 2009 revelaram que ela tinha sido habitada antes de 2800 AEC. Os cientistas estimam que a cidade afundou por volta de 1000 AEC devido a terremotos que modificaram a sua localização.

Historiadores acreditam que a cidade antiga era um centro minóico e micêneo para o comércio. Espalhados por todo o lugar, há grandes recipientes de armazenamento feitos de argila, estátuas, ferramentas de uso diário e outros artefatos. O nome da cidade ainda é desconhecido.

Continua depois da publicidade

LEIA MAIS: 10 Sensational Sunken Kingdoms: Atlantis’ Companions Beneath the Waves [Ancient Origins]

Da Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Comentários

Populares hoje

Plantas & Animais

Novos estudos mostram que as tarântulas habitam o planeta por mais de 120 milhões de anos.

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Plantas & Animais

Um estegossauro era um tanque de guerra feito de carne e ossos. Assim como outros grupos de dinossauros com armaduras naturais, os estegossauros possuíam...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...