O que irá acontecer se um asteroide atingir a Terra?

Jamille Rabelo
Imagem: GettyImages

O que aconteceria se um asteróide atingisse a Terra?

A missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) da NASA e a recente passagem de “raspão” de um asteroide trouxeram à tona um questionamento para muitas pessoas: o que aconteceria de fato se um asteroide estivesse a caminho da Terra?

Felizmente, até hoje a NASA não encontrou ameaças iminentes de asteroides ao nosso planeta. No entanto, a agência espacial tem vários planos com diferentes cenários, como explica a cientista da NASA, Kelly Fast, em um novo vídeo.

De olho no céu

O Gabinete de Coordenação da Defesa Planetária da NASA trabalha com uma variedade de telescópios para sondar os céus e ajudar nas questões logísticas em possíveis cenários de impacto.

“É importante encontrar asteroides antes que eles nos encontrem”, diz Fast, também coordenadora do programa de observações de objetos da NASA. “O impacto de um asteroide é o único desastre natural que poderia ser evitado. O Gabinete de Coordenação da Defesa Planetária da NASA apoia projetos para descobrir asteroides e calcular suas órbitas”.

Fast também falou sobre o lançamento próximo do DART, que está programado para partir no dia 23 de novembro. A nave espacial irá colidir em um pequeno asteroide que está em órbita de um asteroide maior. A expectativa é que a manobra mudará sua órbita para mais perto. Serão feitas medições na órbita da lua para ver se o caminho mudou, em parceria com uma nave espacial da Agência Espacial Europeia.

O objetivo final desta missão é testar potenciais tecnologias de desvio de asteroides no caso de uma pequena rocha espacial se encontrar em direção à Terra.

BD64aZbSNcpiPwFksBHZeF 970 80
Imagem: NASA/Johns Hopkins, APL/Steve Gribben.

Estudos constantes sobre asteroides

A NASA também tem uma série de outras missões, antigas e atuais, para estudar asteroides e cometas, algumas das quais até recolheram amostras ao longo do universo. Estes estudos não são apenas sobre o desvio de asteroides, mas também sobre descobrir como estes corpos se encaixam na evolução do sistema solar.

Em 16 de outubro, a NASA lançou a Missão Lucy para estudar os asteroides na órbita de Júpiter. A missão Psyche será lançada em 2022 para estudar de perto um asteroide metálico. Depois, em 2023, grãos de poeira do asteroide Bennu chegarão na Terra, através da missão de retorno de amostras de asteroides OSIRIS-REx.

Um grande avanço para a ciência dos asteroides aconteceu no início deste ano quando novas medições do asteroide potencialmente ameaçador Apophis determinaram que ele não atingiria a Terra.

Todos os asteroides e cometas conhecidos têm as suas órbitas publicadas. Você pode encontrar no site da NASA Jet Propulsion Laboratory e no site do Minor Planet Center da União Astronômica Internacional.