O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 1°C?

O último relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) da ONU indicou que o aquecimento global tem avançado cada vez mais. A principal causa estaria nas atividades humanas, e algumas alterações já estariam se tornando irreversíveis.

Alessandra Martins

Um grupo de pesquisadores observou que o aumento da temperatura da Terra em 1° C poderá causar alterações em todo o ciclo de vida de animais de plantas, principalmente no processo de reprodução. Com isso, o aumento de temperatura poderia causar significativos danos a vida na Terra.

Os estudiosos pertencem ao Departamento de História Natural da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e já identificaram que o clima pode afetar o ciclo de vida das espécies, a quantidade e a distribuição de determinada espécie. No entanto, se observou, também, que cada espécie reage às alterações na temperatura de maneira diferente.

Sendo assim, os pesquisadores decidiram estudar o comportante das espécies localmente, e, para isso, usaram das informações de museus de diversas regiões. O estudo contemplou vegetais, animais e fungos, usando de dados de mais de 250 anos.

Consequências do aumento de 1° C

Os resultados da pesquisa apresentaram um comparativo na evolução das espécies. Com isso, os pesquisadores buscam entender como as espécies da coleção estudada se comportaram ao longo dos anos na Noruega.

O estudo é local, mas as consequências são globais, em todo o planeta tem acontecido alterações nas temperaturas e, com isso, consequências para as espécies. A pesquisa, publicada na revista Ecology and Evolution, destacou os seguintes pontos:

Atraso na floração

A pesquisa demonstrou que ao longo desses 250 anos estudados, a floração das espécies usadas no estudo, atrasou em três semanas. Logo, essa coleção de espécies, animas e vegetais permitiu que os estudiosos entendessem como o aquecimento global afeta a evolução das espécies na Noruega.

O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 1°C? Reprodução: canva
O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 1°C? Imagem: Canva

Por exemplo, algumas plantas do condado de Trøndelag (região central da Noruega) florescem em média dois dias antes, já para outras plantas a floração ocorre nove dias antes, quando comparada com um século antes. Somando o equivalente a 3 semanas em 250 anos.

Redução do número de zooplânctons

Os estudos realizados no lago Jonsvatnet na cidade de Trondheim, também na Noruega, demonstrou que o número de zooplânctons diminui em média 7.700 indivíduos por metro quadrado (m²) de água.

Aves reprodutoras perderam território

Os pesquisadores observaram que as aves reprodutoras perdem uma média de dois territórios reprodutivos por quilômetro quadrado na localidade Budalen, ainda na região de Trøndelag.

Biodiversidade estável

As mudanças identificadas no estudo parecem pequenas, mas, ao longo dos anos, pode trazer maiores consequências para as espécies e a região. O estudo em questão revelou também que a biodiversidade da região de estudo encontra-se preservada, e a diversidade das espécies manteve-se estável.

No entanto, se o mesmo estudo for realizado em outros países, como o Brasil, os resultados podem diferir, visto que em nossas matas já existem espécies vegetais e animais consideradas extintas.

Sobre o aquecimento global e suas consequências

O aquecimento global é causado pela ação do homem na natureza. A degradação ambiental, com queimadas e desmatamento ilegal, colabora com o aumento de temperaturas do planeta.

O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 1°C? Reprodução: canva
O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 1°C? Imagem: Canva

Um dos impactos mais imediatos e visuais de um aumento de 1°C na temperatura global é o derretimento das geleiras das montanhas e mantos de gelo.

As geleiras são uma importante fonte de água doce no planeta, ajudando a sustentar muitas populações em todo o mundo. No entanto, mesmo com um leve aumento nas temperaturas globais, esses corpos de gelo começam a derreter muito mais rápido do que o normal, levando à escassez de água e outros problemas ambientais. Como resultado, as pessoas que dependem do derretimento glacial para o abastecimento de água podem ser muito afetadas, pois rios e lagos podem secar mais cedo do que o normal.