O que acontece se você comer muito sal?

Wellington Reis
(Imagem: analogicus / Pixabay)

O sal que conhecemos é constituído por 40% de sódio e 60% de cloreto, e ele é essencial para os nossos músculos e nervos, pois auxilia na manutenção de água e minerais no nosso organismo.

Contudo, o que acontece se ingerirmos sal exageradamente a curto e a longo prazo?

Resultados do alto consumo de sal

O que acontece se você comer muito sal
(Imagem: Artem Beliaikin / Pexels)

Aumento da retenção de água

Os nossos rins sempre procuram manter uma proporção de água e sal em nosso organismo. Caso você ingira muito sal, seu corpo irá reter muito mais água.

Desse modo, você se sentirá muito mais inchado, principalmente nas suas mãos e nos pés. Além de ficar mais pesado do que o normal. Um estudo publicado na revista Nutrients mostrou que o aumento na retenção de líquido pode resultar em inchaço, especialmente nas mãos e pés, e pode fazer com que você pese mais que o normal.

Aumento da pressão arterial

O sal tem uma propriedade muito específica, que é atrair moléculas de água para si. Devido a essa propriedade, se você o consome muito de uma vez, o volume de sangue nas suas veias e artérias aumenta, ou seja, a sua pressão arterial aumenta.

Entretanto, esses efeitos dependem também do organismo específico de cada um, pois algumas pessoas são mais resistentes que outras.

Sede intensa

Sede Intensa
(Imagem: Andrea Piacquadio / Pexels)

Como já comentado, os rins tentam manter a proporção entre o sódio e água no organismo. Portanto, se você consome muito sal, também sentirá mais sede. Isso acontece para que o equilíbrio seja reestabelecido. 

Caso você não ingira água, os níveis que sódio no seu organismo podem subir acima do que é considerado seguro, e você poder ficar na condição chamada hipernatremia.

A hipernatremia causa confusão, inquietação, dificuldades respiratórias, convulsões, coma, ou até mesmo a morte. Ela acontece quando há infiltração de água no sangue e nas células, quando o corpo está tentando diluir o excesso de sódio.

Aumentar o risco de câncer de estômago

Diversos estudos apontam que o consumo excessivo que sal pode aumentar a chance de uma pessoa ter câncer de estômago.

Comer muito sal pode causar câncer no estômago

Em um estudo com 268.000 participantes, pessoas que tiveram ingestão mediana de sal por dia tiveram um risco 68% maior de desenvolver câncer de estômago. Em outro estudo, foi também mostrado que pessoas que ingerem uma alta quantidade de sal podem ter até duas vezes mais chances de ter câncer de estômago. Contudo, não foi definido exatamente o que é um consumo alto.

Efeito do sal nos riscos de doenças cardíacas e morte prematura

Esse é um ponto controverso, pois, alguns estudos apontam que o alto consumo de sal causa o enrijecimento de vasos sanguíneos e artérias, elevando as chances de doenças cardíacas e morte prematura.

Contudo, em outros estudo o oposto é dito, que pessoas que tem uma dieta muito baixa em sódio podem ter seus riscos de doenças cardíacas aumentados.

Embora seja possível que comer muito sal não aumente o risco de doenças cardíacas ou morte prematura para todos, são necessários mais estudos antes que conclusões fortes possam ser tomadas.

Comer muito sal: Conclusão

De todo modo, o mais indicado é ter um consumo moderado e seguro de sal, a partir de uma dieta balanceada. Ele é algo que não podemos ficar sem, então, ter controle sobre o que comemos, e não deixar de ingerir água, é o melhor que podemos fazer.

Leve a sua dieta a sério, pois assim você evitará muitos problemas horríveis quando tiver uma idade avançada.

Com informações de Healthline.

Compartilhar