Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

O impacto econômico no turismo em praias sujas de lixo

Uma praia coberta de lixo impediria você de visitá-la? Um novo estudo da NOAA tenta entender as perdas econômicas que as cidades costeiras e turísticas sofrem em suas praias e lagos poluídos com lixos.

Muitas comunidades dependem da atividade turística para movimentar sua economia. E para isso, precisam de ambientes saudáveis e esteticamente limpos.

Dessa forma, se o número de turistas diminuir devido à poluição por plástico e outros resíduos, haverá uma perda na atividade econômica nesses locais.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O estudo

O estudo avaliou como a quantidade de lixo em praias dos Estados Unidos afeta o comportamento de frequentadores e, como consequência, afeta a economia dessas comunidades costeiras.

Houve a participação de turistas que responderam questionários sobre o tipo de recreação, opiniões sobre o lixo na praia e sobre a frequência nas visitas se os detritos diminuíssem ou aumentassem.

Um dos resultados encontrados demonstrou que dobrando a quantidade de detritos nas praias, o número de dias que os visitantes passam nesses locais diminuiria. Cerca de 4,6 milhões de turistas deixariam de frequentar a Califórnia. No entanto, em um cenário oposto para Ohio, em torno de 2,8 milhões de visitas aumentariam se o lixo reduzisse quase totalmente sua quantidade.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Se os turistas permanecerem menos tempo nas praias, haverá menos dinheiro gasto no local, e assim, diminui a economia das cidades costeiras.

Valores econômicos e recreacionais e os impactos causados pelo lixo

Os impactos econômicos causados por uma praia mais poluída são medidos pelos efeitos diretos na economia local quando frequentadores da praia gastam dinheiro no lazer.

O valor recreacional é uma medida financeira de quanto as pessoas gastam, ou estão dispostas a gastar, para atingir satisfação em seu lazer. Gastar mais, mas ter um acesso mais fácil às praias é um exemplo de valor recreacional.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

LEIA TAMBÉM: O amianto pode ajudar no combate às mudanças climáticas

Mudanças nas visitas à praia como resultado de aumento ou diminuição de resíduos tem grandes impactos na economia da região.

Na Califórnia, foi estimado que haverá uma perda de 414 milhões de dólares e 4,300 empregos se o total de detritos duplicarem na praia. Se o oposto acontecer em Ohio, ou seja, o lixo reduzir quase totalmente sua quantidade, haverá um aumento de 217 milhões de dólares na economia do local e contratação de 3,700 vagas de empregos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Esse estudo demonstra que, além dos impactos ambientais, os prejuízos ocorrem diretamente na economia de cidades que dependem do turismo. Dessa forma, a prevenção da poluição e esforços para retirar os lixos adequadamente são importantes para evitar maiores danos aos oceanos e também ajudar a economia local prosperar.

Avatar
Publicado por

Oceanógrafa e Mestre em Ciências. Acredita na divulgação científica como ferramenta de transformação na sociedade.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...