Novos reservatórios de água em Marte? É o que nova pesquisa sugere

Matheus Gouveia
(Imagem: ESA/DLR/FU BERLIN / BILL DUNFORD).

Dois anos depois das observações de uma equipe italiana, uma nova pesquisa sugere a existência de mais três outros reservatórios de água em Marte. E isso pode ser um grande indicador de vida extraterrestre no planeta vizinho.

Mais água do que imaginávamos

Em 2018, pesquisadores italianos conduziram uma pesquisa sobre o planeta vermelho. Analisando dados obtidos com o Radar avançado para sondagem em Marte (MARSIS), a equipe encontrou um reservatório subterrâneo de água líquida, próximo ao polo sul do planeta. Eles encontraram o lago, de aproximadamente 20 km de comprimento, a cerca de 1,5 km abaixo da superfície.

Água Marte
Esta representação artística mostra a espaçonave Mars Express. (Imagem: JPL NASA)

Agora, uma nova análise dos dados do MARSIS confirmou a presença do corpo d’água. Mas, além disso, os cientistas encontraram evidência de outros três lagos próximos. A mesma equipe italiana conduziu o novo estudo.

Estima-se que os novos lagos tenham entre 10 e 30 km de comprimento, e que estejam a cerca de 1,5 km da superfície, como o primeiro. Apesar disso, os pesquisadores ainda não sabem dizer com exatidão suas profundidades.

Dessa forma, Marte parece ser um pouco mais diferente do que acreditávamos. O planeta pode conter muito mais água do que se pensava.

Novos reservatórios, o que isso implica?

Os pesquisadores acreditam que a água dos reservatórios é muito salgada, para que possa permanecer no estado líquido. Isso porque os sais podem diminuir consideravelmente o ponto de congelamento da água.  As temperaturas em Marte são muito baixas – isso faria, portanto, a água virar gelo nas condições do planeta.

A presença de água em Marte pode ser de grande interesse para futuros colonizadores do planeta. No entanto, sendo a água muito salgada, ela só poderia ser ingerida por meio de dessalinização. Além disso, o acesso a ela seria possível apenas com uma custosa perfuração. De fato, o gelo na superfície dos polos seria muito mais fácil de colher.

VEJA MAIS: Novo Mars Rover usará Raios-X para procurar vida fossilizada em marte

Mas o que anima os cientistas nessa descoberta é a possibilidade de os lagos abrigarem vida. Pesquisadores sabem que a vida microbiana pode evoluir para suportar condições extremas. E é esse tipo de vida que eles esperam encontrar em Marte.

Vida subterrânea em Marte

A ciência está sugerindo que há boa chance de encontrar vida nas profundezas de corpos bem próximos a nós. Embora a procura normalmente se dê na superfície – buscando por água – isso não impede encontrar a vida de outras maneiras.

Pesquisas recentes têm sugerido cada vez mais a existência de vida subterrânea em nossa vizinhança. Nos últimos anos, vários resultados obtidos por missões espaciais apontaram para essa possibilidade. Assim, cientistas dos institutos Center for Astrophysics of Harvard & Smithsonian (CfA) e Florida Institute of Technology (FIT) disseram que planejam investir na procura por vida em Marte e na Lua. As equipes afirmam ter descoberto uma nova forma de encontrar vida subterrânea.

O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy. Com informações de MIT Technologic Review.