Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Novas imagens belíssimas do universo são liberadas pela NASA

E você pode vê-las em alta definição.

Para comemorar o 20º aniversário do trabalho do Chandra X-ray Observatory, a NASA divulgou novas imagens do universo mostrando a amplitude da exploração do Chandra, a variedade de objetos que ele estuda e como os raios X complementam os dados coletados em outros tipos de luz.

Da grandeza colossal de um aglomerado de galáxias à luz de estrelas infantis, essas novas imagens são uma amostra da espetacular da capacidade do Chandra.

Chandra é um dos “Grandes Observatórios” da NASA (juntamente com o Telescópio Espacial Hubble, o Telescópio Espacial Spitzer e o Observatório Compton Gamma Ray), e tem a visão mais nítida de um telescópio de raios X já construído.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O observatório é frequentemente utilizado em conjunto com telescópios como o Hubble e o Spitzer, que observam em diferentes partes do espectro electromagnético, e com outras missões de alta energia como o XMM-Newton da Agência Espacial Europeia (ESA) e o NuSTAR da NASA.

Muitos dos fenômenos que Chandra agora investiga não eram sequer conhecidos quando o telescópio estava sendo desenvolvido e construído. Por exemplo, astrônomos agora usam o Chandra para estudar os efeitos da energia escura, testar o impacto da radiação estelar em exoplanetas e observar os resultados dos eventos de ondas gravitacionais.

“Chandra permanece inigualável em sua capacidade de encontrar e estudar fontes de raios X”, disse Belinda Wilkes, diretora do Chandra X-ray Center. “Como praticamente todas as fontes astronômicas emitem raios X, precisamos de um telescópio como o Chandra para ver e entender completamente o nosso Universo.”

Publicidade. A leitura continua abaixo.

FONTE / Chandra X-ray Center via Phys

Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.