Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Nova imagem mostra o ponto sem retorno do buraco negro supermassivo no centro de nossa galáxia

Os pesquisadores há muito suspeitam que um buraco negro supermassivo conhecido como Sagitário A * se esconde no centro da nossa galáxia.

Nós nunca vimos este buraco negro no centro da Via Láctea antes porque, bem, não podemos ver nenhum buraco negro. Eles não são só relativamente pequenos, mas sua forte atração gravitacional significa que eles são geralmente cercados por matéria brilhante que impede ainda mais a nossa visão.

Podemos, no entanto, ver sinais de buracos negros nos arredores. Agora, um instrumento no Interferômetro do Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), apresentou novas evidências de que Sagitário A * existe – e que está lentamente devorando a Via Láctea.

Em um artigo publicado na revista  Astronomy & Astrophysics, uma equipe de cientistas de várias instituições europeias descreve como eles usaram um instrumento do VLT para observar o centro de nossa Via Láctea.

Durante essas observações, eles detectaram chamas de radiação infravermelha emitindo a partir do disco de matéria que cercava o espaço onde se acredita que Sagitário A * reside. De acordo com um comunicado de imprensa da ESO, estes foguetes confirmam a existência do buraco negro supermassivo.

“Este é um grande avanço”, disse o líder do grupo Reinhard Genzel à Scientific American .

“É incompreensível ver o material orbitando um enorme buraco negro a 30% da velocidade da luz”, disse o pesquisador Oliver Pfuhl no comunicado à imprensa. Ele também disse que a grande sensibilidade do instrumento nos permitiu observar os processos de acreção em tempo real em detalhes sem precedentes.

Agora que temos a confirmação da existência de Sagitário A *, os cientistas têm a oportunidade de aprender mais sobre esse fenômeno volátil estudando o que existe em nosso quintal cósmico. [Futurism]