Nova espécie de ave do paraíso tem penas que absorvem 99,95% da luz

Damares Alves
Um macho da nova espécie de ave do paraíso exibe suas plumas super negras para atrair as fêmeas próximas. (Imagem: Cornell Lab of Ornithology / YouTube)

A absorção da luz se refere ao fenômeno físico que ocorre quando um material em vez de refratar ou refletir a luz, a absorve transformando a energia luminosa em energia térmica, aquecendo. A soberba ave do paraíso (Lophorina superba) é famosa por sua plumagem que é tão extremamente negra que absorve 99,96% da luz do sol quando exposta a ela. Agora, uma pesquisa recente divulgou uma nova espécie de ave do paraíso, mostrando que existe não somente uma, mas duas espécies distintas com penas que absorvem 99,95% da luz.

Por muito tempo esses animais foram confundidos, por isso as pessoas os viam como uma única espécie. A nova espécie de ave do paraíso descoberta foi batizada como soberba Vogelkop.

“Depois de ver como a forma de Vogelkop se parece e age na natureza, há pouco espaço para dúvidas de que é uma espécie separada”, disse Ed Scholes, biólogo evolutivo do Projeto Aves do Paraíso do Laboratório de Ornitologia da Cornell University Lab, em um comunicado.

“A dança de acasalamento é diferente. As vocalizações são diferentes. As fêmeas parecem diferentes. Até a forma como o macho se exibe é diferente.”

As duas espécies são endêmicas da Nova Guiné, mas a soberba ave do paraíso de Vogelkop é encontrada apenas na região de Head’s Head, ou Vogelkop, no extremo oeste da ilha. Já a soberba ave do paraíso, mais difundida – conhecida por sua rotina de dança saltitante – foi renomeada como a maior ave do paraíso.

No vídeo a nova espécie de ave do paraíso canta e faz sua dança do acasalamento de forma distinta.

Além de serem encontradas em localizações diferentes, os dois pássaros têm uma aparência sutilmente diferente – tão sútil que se passou despercebida por tanto tempo. Em ambas as espécies, os machos ostentam penas escuras e marcações azul-turquesa, mas quando o Vogelkop exibe sua plumagem na tentativa de atrair as fêmeas mais próximas, ele cria a ilusão de um rosto carrancudo em suas plumas. Em contraste, a Grande Superba que cria uma forma arredondada que faz lembrar a imagem de um rosto sorridente.

As diferenças não são notáveis apenas nos machos. As fêmeas também são diferentes. Como em muitas espécies, elas tendem a ser mais claras. Ambos têm asas marrons e um torso listrado, mas a cabeça do Vogelkop é preta, enquanto a cabeça da Grande Superba fêmea é branca com uma marcação marrom ao redor dos olhos.

Uma ave do paraíso soberba Vogelkop macho atrai uma fêmea ao exibir sua dança do acasalamento. (Imagem: Ed Scholes , CC BY-ND)

Pesquisadores acreditam que a pena escura tem catarísticas evolutivas. As cores super pretas ficam ao redor ou próximas a manchas de cores brilhantes. Um quadro anti-reflexo super preto faz as cores próximas parecerem mais vivas, mais brilhantes. Claramente, as aves do paraíso preferem machos com plumagem super preta. À medida que as fêmeas escolhem os machos mais impressionantes para acasalar, esses genes deslumbrantes das penas são transmitidos para as gerações futuras, enquanto os genes de machos menos esplêndidos, ignorados pelas fêmeas, não são. Desta forma seleção sexual levou a evolução a uma plumagem super negra.

O soberbo pássaro-do-paraíso Vogelkop foi descoberto graças ao projeto Birds-of-Paradise do Cornell, clique aqui para saber mais.