Papagaios-cinzentos mostram bondade um com o outro sem esperar nada em troca

Milena Elísios
Um papagaio-cinzento. Imagem: Pixabay

O papagaio-cinza (Psittacus erithacus) é uma das aves mais inteligentes do mundo. Experiências recentes mostram que estas aves ajudam umas às outras a adquirir guloseimas, sem qualquer suposição ou antecipação de que o seu altruísmo será recíproco. Eles ajudam voluntária e espontaneamente os papagaios familiares a atingir um objetivo, sem a certeza de que irão receber benefícios para eles próprios.

Ao contrário dos primatas, por exemplo, os papagaios não mostram raiva ou inveja se um dos seus amigos recebe um tratamento favorável, parecendo, pelo contrário, bastante satisfeitos com o fato de coisas boas acontecerem a um amigo.

Entre o reino das aves, os corvos-marinhos são provavelmente os mais famosos por suas esperteza perversa, e com muita razão. Na verdade, os corvídeos têm demonstrado habilidades anteriormente apenas observadas em primatas. No entanto, os corvídeos têm falhado nos testes de altruísmo. Mas há outras aves inteligentes por aí — como os papagaios. Os corvídeos podem fazer suas próprias ferramentas, e têm até demonstrado criatividade lúdica. E os papagaios-cinzentos provaram ser mais espertos do que uma criança humana em alguns testes.

O experimento

Após as aves serem previamente treinadas para trocar fichas por guloseimas, os cientistas avaliaram as relações delas com outras aves da sua espécie. Cada ave foi testada com uma ave com a qual tinham uma ligação próxima, e uma segunda ave com uma ligação menos próxima.

Pássaros mostram bondade 2 scaled e1674592317705
Imagem: Anastasia Krasheninnikova

As aves foram colocadas em um recinto de perspex claro, com uma parede divisória entre elas. A frente da caixa tinha buracos através dos quais os itens podiam ser trocados com um pesquisador; e a parede divisória entre as aves também tinha um buraco, através do qual as duas aves também podiam trocar itens.

Todas as aves rapidamente compreenderam o conceito de trocar a arruela por um pedaço de nogueira, e foram capazes de o fazer. Mas, quando apenas uma de duas aves recebiam fichas, as aves davam fichas aos seus companheiros.

7 em cada 8 papagaios-cinzentos forneceram espontaneamente ao seu parceiro sem terem experimentado o ambiente social desta tarefa antes e sem saberem que mais tarde seriam testados no outro papel. Por isso, os papagaios prestaram ajuda sem obter quaisquer benefícios imediatos e aparentemente sem esperar em troca uma reciprocidade. Essas aves literalmente mostram bondade uns com as outros, sem esperar nada em troca

Em outro estudo, publicado na revista Current Biology, os pesquisadores mostraram que, quando um papagaio-cinzento vê um amigo recebendo um tratamento melhor, eles não pareciam particularmente incomodados. Isto contrasta com animais como os chimpanzés, que tendem a ficar irritados com isso.

Segundo o grupo de pesquisadores, isso pode ser porque os papagaios mantém um único parceiro por toda a vida. Dado o fato de que eles estão tão intimamente ligados a um único indivíduo e, portanto, tão mutuamente interdependentes, não faz qualquer diferença se um deles recebe um pagamento melhor de vez em quando. O que conta é que juntos, eles funcionam como uma unidade que pode conseguir muito mais do que cada um deles por si só.

Compartilhar