Nova doença do coronavírus agora tem um nome oficial

SoCientífica
(Imagem: Gerd Altmann/Pixabay)

A Organização Mundial da Saúde divulgou o nome da doença causada pelo novo coronavírus. Covid-2019 é a nomenclatura oficial que a enfermidade recebeu.

Agora existe um nome oficial para a doença causada pelo novo coronavírus, que já matou mais de mil pessoas até agora. O nome é Covid-19, uma versão abreviada da doença de coronavírus 2019. O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou também que o novo nome é “fácil de pronunciar”. 

O vírus deste novo surto, que teve início em 2019, é especificado pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus como SARS-CoV-2, ainda especificado por 2019-nCoV pelo Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma agência do Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Os pesquisadores vinham cobrando por um nome oficial para a doença para não haver confusão na publicação de artigos científicos e para que se evite a estigmatização de qualquer grupo social ou nacionalidade. 

“Tivemos que encontrar um nome que não se referisse a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou grupo de pessoas, e que também seja pronunciado e relacionado à doença”, disse o chefe da OMS. A decisão foi baseada em diretrizes acordadas entre a OMS, a Organização Mundial de Saúde Animal e a Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas. “Ter um nome é importante para impedir o uso de outros nomes que podem ser imprecisos ou estigmatizantes. Também nos fornece um formato padrão para uso em futuros surtos de coronavírus”, acrescentou Ghebreyesus

O nome da doença do coronavírus, a Covid-19, é fruto da junção de sílabas das palavras “corona”, “vírus” e “doença” em inglês (COrona VIrus DIsease), com 19 representando o ano em que surgiu, já que o surto foi relatado à OMS em 31 de dezembro do ano passado. 

Ainda não está claro se é possível dizer que alguém com sintomas leves tem Covid-19 ou se refere apenas aos casos mais graves. No entanto, as orientações técnicas da OMS definem que “uma pessoa com confirmação laboratorial da infecção por 2019-nCoV, independentemente de sinais e sintomas clínicos”. 

A doença causada pelo coronavírus de 2003 foi denominada SARS, sigla em inglês para síndrome respiratória aguda grave. A outra enfermidade também causada por coronavírus que veio a infectar pessoas em 2012 e 2013 recebeu o nome de MERS, sigla para a síndrome respiratória no Oriente Médio. O novo nome, contudo, pode não ser bem-vindo pelo fabricante de cabos de áudio Covid, com sede em Tempe, Arizona, Estados Unidos.

Compartilhar