Naufrágio de navio real inglês descoberto na costa da Inglaterra

Elisson Amboni
Pesquisadores investigando o naufrágio.

Desde que encalhou em um banco de areia em 6 de maio de 1682, seu paradeiro exato era desconhecido. Foi encontrado pelos irmãos Julian e Lincoln Barnwell, com seu amigo James Little, após uma busca de quatro anos. A descoberta é descrita pela especialista em história marítima da Universidade de East Anglia (UEA), a professora Claire Jowitt, como a descoberta marítima mais importante desde a Mary Rose.

O navio, conhecido por Gloucester, representa um importante momento “quase” na história política britânica: um naufrágio real causando a quase morte do herdeiro católico ao trono protestante, em um momento de grande tensão política e religiosa.

Agora está prevista uma grande exposição para a primavera de 2023, resultado de uma parceria entre os irmãos Barnwell, Norfolk Museums Service, e a Universidade de East Anglia. De fevereiro a julho, no Norwich Castle Museum & Art Gallery, a exposição exibirá achados do naufrágio — incluindo o sino que confirmou a identidade do navio — e compartilhará pesquisas históricas, científicas e arqueológicas em andamento.

A professora Claire Jowitt, uma autoridade mundial em história cultural marítima, é co-curadora da exposição. “Devido às circunstâncias de seu naufrágio, esta pode ser reivindicada como a descoberta marítima histórica mais significativa desde a Mary Rose, em 1982”, disse ela. “A descoberta promete mudar fundamentalmente a compreensão da história social, marítima e política do século 17.”

“É um excelente exemplo de herança cultural subaquática de importância nacional e internacional. Uma tragédia de proporções consideráveis em termos de perda de vidas, tanto privilegiada quanto comum, a história completa da última viagem do Gloucester e o impacto de suas consequências precisa ser recontada, incluindo sua importância cultural e política, e seu legado”. “Também estabeleceremos quem mais morreu e contaremos suas histórias, já que as identidades de uma fração das vítimas são atualmente conhecidas”.

Os irmãos Barnwell são mergulhadores licenciados e bolsistas honorários na Escola de História da UEA. Lincoln disse que estava parcialmente inspirado a procurar o naufrágio após assistir ao levantamento da Mary Rose na televisão quando era criança.

“Era nossa quarta temporada de mergulho em busca do Gloucester”, disseram eles. “Estávamos começando a acreditar que não íamos encontrá-lo, tínhamos mergulhado tanto e apenas encontrado areia”. Na minha descida para o fundo do mar, a primeira coisa que vi foram grandes canhões deitados sobre areia branca, foi inspirador e realmente lindo”.

“Pareceu-me imediatamente um privilégio estar lá, foi tão emocionante. Éramos as únicas pessoas no mundo, naquele momento, que sabíamos onde estavam os destroços. Isso foi especial e eu nunca esquecerei. Nosso próximo trabalho era identificar o local como o Gloucester”.

Julian acrescentou: “Quando decidimos procurar o Gloucester, não tínhamos ideia de quão significativa ele era na história. Tínhamos lido que o Duque de York estava a bordo, mas foi só isso. Estávamos confiantes que era o Gloucester, mas há outros naufrágios lá fora com canhões, portanto ainda precisava ser confirmado”.

“Ainda há uma enorme quantidade de conhecimento a ser adquirido com os naufrágios, o que beneficiará Norfolk e a nação”. Esperamos que esta descoberta e as histórias reveladas informem e inspirem as gerações futuras”.

Lord Dannatt, Tenente-Adjunto de Norfolk e residente de longa data do condado, está emprestando suas habilidades e apoio ao histórico projeto de resgate. Como ex-chefe do Exército Britânico, ele trabalha com instituições de caridade e organizações que têm vínculos com os serviços armados.

“Esta será a Mary Rose de Norfolk”, disse Lord Dannatt. “Julian e Lincoln tocaram a história, história que poderia ter mudado o curso desta nação”. É uma história tão incrível de se contar. Nosso objetivo é dar vida a essa história e compartilhá-la com o maior número possível de pessoas”.

O Gloucester foi encomendado em 1652, construído em Limehouse, em Londres, e lançado em 1654. Em 1682 foi selecionado para levar James Stuart, Duque de York, a Edimburgo para coletar sua esposa grávida e seus parentes. O objetivo era trazê-los de volta à corte do Rei Carlos II em Londres a tempo, esperava-se, para o nascimento de um legítimo herdeiro masculino.

O navio partiu de Portsmouth com o Duque e sua comitiva se juntando a ele ao largo de Margate. Às 5h30 do dia 6 de maio, o Gloucester encalhou a cerca de 45 km de Great Yarmouth, após uma disputa sobre a navegação nos traiçoeiros bancos de areia de Norfolk. O Duque, um antigo Lorde Almirante, havia discutido com o piloto pelo controle do rumo do navio.

Em uma hora o navio afundou com a perda de centenas da tripulação e dos passageiros. O Duque mal sobreviveu, tendo atrasado o abandono do navio até o último minuto.

Assim como o Duque de York, o Gloucester transportou uma série de proeminentes cortesãos ingleses e escoceses, incluindo John Churchill, mais tarde o 1º Duque de Marlborough.

Samuel Pepys, que testemunhou os acontecimentos de outro navio da frota, escreveu seu próprio relato — descrevendo a experiência angustiante para as vítimas e sobreviventes, com alguns “meio mortos” capturados da água.

Junto com seu falecido pai Michael, e dois amigos incluindo James Little, um ex-mergulhador da Marinha Real, os irmãos Barnwell encontraram o local do naufrágio em 2007, com o Gloucester dividindo a quilha e os restos do casco submerso na areia.

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Imagem: Universidade de East Anglia

O sino do navio, fabricado em 1681, foi posteriormente recuperado, e em 2012 foi utilizado pelo Receptor do Naufrágio e pelo Ministério da Defesa para identificar de forma decisiva o navio.

Devido ao tempo necessário para confirmar a identidade do navio e a necessidade de proteger um local “em risco”, que fica em águas internacionais, só agora sua descoberta pode ser tornada pública. Assim como o Receptor do Naufrágio e o Ministério da Defesa, o naufrágio foi declarado à Historic England.

Após a descoberta, os irmãos completaram um curso de arqueologia submarina com a Sociedade de Arqueologia Náutica.

Os artefatos resgatados e conservados incluem roupas e sapatos, equipamentos navais de navegação e outros equipamentos profissionais, bens pessoais e muitas garrafas de vinho.

Uma das garrafas leva um selo de vidro com a crista da família Legge — antepassados de George Washington, o primeiro presidente dos EUA. A crista foi precursora da bandeira Stars and Stripes. Exclusivamente, além disso, havia também algumas garrafas por abrir, com vinho ainda dentro — oferecendo oportunidades para pesquisas futuras.

O projeto de pesquisa histórica que acompanha o projeto, financiado pelo Leverhulme Trust e liderado pela professora Claire Jowitt, explorará não apenas as falhas de comando no mar antes do naufrágio do Gloucester, mas teorias conspiratórias sobre as causas da tragédia e suas consequências políticas.

Espera-se também que a perícia científica e as instalações da UEA sejam utilizadas para analisar alguns dos achados do naufrágio.

A posição do Ministério da Defesa é que todos os artefatos continuam sendo propriedade do Ministério da Defesa; no entanto, onde os itens são positivamente identificados como propriedade pessoal, a propriedade será então inadimplente para a Coroa.

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