Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

NASA libera mapa enorme com a localização de 4000 exoplanetas

A primeira descoberta de exoplanetas ocorreu somente em torno de 1992. Desde então, uma quantidade enorme de mundos é adicionada ao catálogo, com descobertas excepcionais feitas pelo Telescópio Espacial Kepler.

Na última década, o ritmo de descobertas foi bastante alto. E, em junho deste ano, o exoplaneta 4.000 foi finalmente descoberto.

Kepler se aposentou permanentemente em 2018, mas seu legado foi retomado por outros observatórios, como o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que já encontrou mais de 700 novos candidatos a planeta em seu primeiro ano no espaço.

Continua depois da publicidade

Há planos para telescópios ainda mais poderosos que Kepler e TESS serem lançados. É o caso do satélite europeu Characterising Exoplanets Satellite (CES), da ESA, cujo lançamento está previsto para o final deste ano.

Devido ao grande acervo do catálogo, a NASA acabou por liberar uma visão privilegiada, criada com seus dados pelo projeto System Sounds, dessas incríveis descobertas.

Abaixo, o vídeo mostra quando e onde no céu noturno todos os exoplanetas conhecidos foram descobertos. Observe a rapidez com que o ritmo dos achados se acelera quando Kepler começa a fazer sua contribuição a partir de 2010.

Continua depois da publicidade

A taxa de descobertas de mundos extraterrestres estão aumentando exponencialmente todos os dias. Muito disso se deve a Kepler, que, ainda aposentado, deixou-nos um grande legado de dados para serem analisados.

LEIA TAMBÉM: Cientistas encontraram o planeta mais parecido com a Terra de todos os tempos

Continua depois da publicidade

FONTES / CNET / Futurism

Avatar
Publicado por

Tradutor e escritor freelancer, é divulgador científico na SoCientífica desde 2018. Nela, escreve sobre temas que dão faísca à imaginação do leitor, de tubarões e fantasmas a quasares.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...