NASA faz nova parceria para estabelecer a presença humana na Lua

Matheus Gouveia
(NASA)

A NASA fez um comunicado afirmando uma nova parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). Segundo a agência americana, a iniciativa faz parte de alguns futuros compromissos para apoiar a missão Artemis.

Gateway e Artemis

A NASA e a Agência Espacial Européia (ESA) assinaram recentemente um acordo em que se comprometem a construir o projeto lunar Gateway juntas.

O Gateway, por sua vez, é o projeto de uma plataforma orbital lunar, conhecido também pela sigla LOP-G (Lunar Orbital Platform – Gateway). Consiste, portanto, em uma estação espacial na órbita da lua que servirá como um centro de comunicações e pesquisas, movido a energia solar.

Além disso, ele servirá como ponto de parada para exploração robótica e tripulada do polo sul do satélite natural. O Gateway terá aproximadamente um sexto do tamanho da Estação Espacial Internacional.

Gateway NASA
(ESA/NASA/ATG Medialab)

LEIA TAMBÉM: Astrônomos querem construir observatório de “caça aos aliens” na Lua

O projeto é liderado pela NASA, mas empresas e parceiros internacionais irão colaborar no desenvolvimento do projeto. De acordo com o pronunciamento no site da agência americana, o Gateway é essencial para o programa Artemis e para futuras missões em Marte.

Já o programa Artemis é um programa de voo espacial tripulado com o objetivo de pousar a primeira mulher e o próximo homem na lua em 2024.

A Agência Espacial Europeia formalizou então a sua colaboração no Gateway, reconhecendo que é um grande passo para a exploração da lua e do espaço.

Presença humana na lua

A NASA pretende estabelecer a presença humana na lua até o final da década. Por isso, a agência espacial está cada vez mais investindo em tecnologias para a lua e estabelecendo parcerias. Ela está avaliando a possibilidade de instalar no satélite um habitat de superfície, além de uma plataforma e um veículo.

Podemos ver os esforços da agência em várias das suas ações ao longo do ano; por exemplo, no anúncio em que ela afirmou que irá construir um sistema de construção autônomo de grande escala, equipado para funcionar sem astronautas. A NASA está portanto trabalhando com a ICON, em um sistema de construção próprio para o espaço. Assim, seria possível a construção de pistas de pouso, habitats e estradas em outros astros.