Não use na praia! 5 cores que atraem os tubarões

Daniela Marinho
Imagem: Lais Castro/Flickr

É muito difundido na cultura popular que os touros se enfurecem com a cor vermelha. No entanto, isso não passa de um mito proveniente da tradição, visto que esses animais são daltônicos. O que irrita os grandões é o movimento das capas. Mas se para os touros as cores não fazem tanta diferença assim, outros animais se interessam por tons bastante específicos. Nesse contexto, você consegue chutar quais são as 5 cores que atraem os tubarões?

Antes de mergulhar ou nadar no oceano, vale saber quais cores despertam mais a atenção dos tubarões. Com uma visão única, esses animais fascinantes possuem características bastante semelhantes aos dos seres humanos em se tratando da visão, o que inclui ter componentes como pupila, retina e íris.

Cores que atraem os tubarões

A visão dos tubarões depende de bastonetes para detectar luz e escuridão, enquanto os cones são responsáveis ​​pelas cores. A maioria dos tubarões tem poucos cones, alguns não têm cones e outros possuem apenas um tipo sensível a comprimentos de onda longos. Muitos tubarões são possivelmente daltônicos, focando na sensibilidade ao contraste para sobreviver e caçar em águas profundas e turvas.

Dessa forma, essa sensibilidade ampliada ao contraste, em vez da variedade de núcleos, é essencial para sua sobrevivência, pois possibilita que detectem pressões e se movam com eficácia nas águas profundas e opacas do oceano. Isso implica que tubarões sem cones não podem distinguir núcleos, enquanto aqueles com cones de comprimento de onda longo têm uma visão limitada do espectro. Saiba, então, quais são as 5 cores que atraem os tubarões.

1. Amarelo

A cor amarela, chamada “yum-yum-yellow” pelos entusiastas da vida marinha, atrai tubarões, como o temido tubarão-branco. Por que essa cor os atrai? Devido à visão cromática limitada dos tubarões, o amarelo destaca-se no oceano azul, sendo um alvo de contraste fácil de distinguir, mesmo para tubarões daltônicos. Muitas presas dos tubarões têm núcleos claros ou reflexivos, e o amarelo brilhante imita isso, muitas vezes chamando a atenção deles.

2. Vermelho

A priori, o azul profundo do oceano poderia esconder o vermelho, mas na realidade, a cor é rapidamente filtrada pela água. Em águas mais profundas, o vermelho não é vibrante, mas contrasta com o ambiente azul-esverdeado, criando uma silhueta.

Embora não seja tão atraente quanto o “yum-yum-yellow”, o vermelho contrasta em diferentes profundidades, especialmente em águas com sangue, atraindo os tubarões pelo movimento e contraste, não pela cor real.

3. Laranja

cores que atraem os tubaroes 1
Imagem: Canva

A cor laranja é super rara debaixo d’água, na verdade ela serve como sinal para os tubarões, destacando-se e facilitando sua localização. A atração pelo laranja não é pela cor em si, mas pela sua distinção no ambiente aquático. Enquanto muitos núcleos desaparecem em profundidade, a laranja mantém visibilidade, tornando objetos e indivíduos com essa cor mais visíveis.

4. Cores metálicas

Os tubarões dependem de contrastes para identificar objetos. Superfícies metálicas se destacam no mar calmo, atraindo a atenção desses animais devido à sua percepção sensorial aguçada. Os peixes, suas presas naturais, também possuem escamas reflexivas, imitando o brilho metálico. Assim, os tubarões interpretam brilhos metálicos como possíveis presas, especialmente em águas turvas ou com pouca luz, quando os contrastes são exclusivos.

5. Materiais reflexivos

Ao contrário dos núcleos convencionais, que dependem de matizes naturais, os materiais reflexivos manipulam a luz, refletindo-a de maneira imprevisível, como superfícies metálicas. Tubarões, atentos a contrastes e movimentos, são particularmente sensíveis a esses reflexos irregulares.

Esses padrões de luz intermitente são mais notáveis ​​nas mudanças de iluminação subaquática, sendo mais eficazes em águas turvas. Eles podem imitar os movimentos erráticos de presas feridas, estimulando os instintos predatórios dos tubarões.

Compartilhar