Nova espécie de tubarão das profundezas possui inusitadas íris brancas

Damares Alves
Imagem: CSIRO Australian National Fish Collection

Emerge das profundezas um novo enigma da natureza: o Apristurus ovicorrugatus, um tubarão-demônio das profundezas recém-revelado, com íris brancas inusitadas que desafiam a lógica da biologia marinha. Uma trama digna de um thriller de suspense, a descoberta dessa nova espécie põe em xeque tudo o que sabíamos sobre a vida nas profundezas do oceano.

A descoberta ocorreu de maneira inusitada, no Museu da Austrália Ocidental, onde um caso de ovo misterioso, deslocado por uma década, finalmente encontrou seu legítimo dono. Não se tratava de um ovo comum, mas algo que deixou a comunidade científica em polvorosa.

O quebra-cabeça foi montado com a contribuição da Australian National Fish Collection, uma organização afiliada à CSIRO. A descoberta da verdadeira identidade do tubarão ocorreu apenas quando uma fêmea da espécie foi encontrada morta, revelando segredos em seu interior.

Seus ovos possuem um padrão listrado único, uma morfologia que inspirou o nome “ovicorrugatus”, um termo latino que junta “ovo” e “ondulado”. Mas não é só isso que torna essa criatura peculiar. Seus olhos, com íris brancas, são uma raridade entre os tubarões-demônio do gênero Apristurus.

image 3
Imagem: White et al., 2023 Journal of Fish Biology

Os cientistas, em um estudo publicado na revista Fish Biology, descreveram que os ovos da espécie apresentam “fortes cristas longitudinais em forma de T nas superfícies dorsal e ventral, únicas no gênero Apristurus”. Isso eleva o número conhecido de espécies de Apristurus para 40, uma diversidade impressionante e ainda pouco explorada.

Will White, autor principal do estudo, expressou sua surpresa ao Live Science: “Esta não é uma característica comum para uma espécie de águas profundas e apenas uma outra espécie, Apristurus nakayai da Nova Caledônia e PNG [Papua Nova Guiné] compartilha esse caráter”.

A descoberta do A. ovicorrugatus reforça a ideia de que o oceano ainda esconde inúmeros mistérios. O mais novo membro da família dos tubarões-demônio, também conhecidos como tubarões-fantasma, nos faz lembrar que há sempre novas espécies a serem descobertas, mesmo nos lugares mais improváveis.

Em suma, o A. ovicorrugatus, com suas íris brancas intrigantes e seus ovos listrados peculiares, é um lembrete da fascinante diversidade e do mistério profundo que ainda envolvem a vida no oceano. Um enigma que nos lembra o quanto ainda temos que explorar, e o quanto ainda temos que aprender.

Compartilhar