Não, Galileu não inventou o princípio do telescópio

Milena Elísios

O debate já se prolonga há mais de 400 anos. Embora Galileu seja creditado espontaneamente com a invenção do telescópio, ele não é o único competidor.

Os ‘telescópios’ do cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642) são considerados os primeiros instrumentos astronômicos. No entanto, os telescópios propriamente dito tiveram origem na Holanda — antes de Galileu.

A façanha não começou com Galileu

Em 1608, o oftalmologista Hans Lippershey foi o primeiro a solicitar uma patente para a sobreposição de duas lentes que permitiam “ver coisas distantes como se estivessem por perto”. Esta foi a invenção do telescópio, mas acima de tudo a invenção do diafragma. Este pequeno disco de papelão tornou possível bloquear parte da luz externa e assim melhorar a qualidade da imagem. Além disso, o oftalmologista foi solicitado a modificar o instrumento a fim de poder olhar para dentro com os dois olhos, ou seja, ele criou os primeiros instrumentos binoculares.

Entretanto, podemos voltar ainda mais atrás: na edição de 1589 do livro Magia Natural (Magia Naturalis), encontramos uma descrição de óculos de aproximação, ou “lentes côncavas”, que “tornam possível ver coisas distantes muito claramente”. O primeiro uso foi para fins militares, para manter um olho nas tropas inimigas. O diafragma de Lippershey, ao bloquear a luz externa, facilitaria a observação do céu noturno.

Galileu foi o primeiro a apontar o telescópio pro céu

Entretanto, embora Galileu não possa ser creditado com a invenção do telescópio, ele melhorou o instrumento ao permitir que ele fosse ampliado até 30 vezes. Acima de tudo, ele parece ter sido o primeiro a ver o valor de virar o telescópio em direção ao céu. Já em 1610, ele publicou suas primeiras observações em um pequeno tratado sobre astronomia.

Ele é creditado pela descoberta de que a superfície da Lua não é uniforme, mas consiste de crateras e montanhas. Estas semelhanças com a Terra alimentaram os primeiros rumores de vida extraterrestre.

Também é lembrado que enquanto observava Júpiter, ele descobriu que o planeta tinha satélites naturais orbitando-o. As quatro maiores luas de Júpiter, que ainda hoje são chamadas de luas de Galileu, tinham acabado de ser descobertas.

Sua terceira maior contribuição foi descobrir que o Sol estava rotacionando. Ele notou manchas solares em sua superfície que mudaram com o tempo. Estas imperfeições provaram que o Sol não estava estacionário, como havia sido suposto.

Estas três observações foram revolucionárias para seu tempo: elas desafiaram idéias que haviam sido mantidas durante séculos.

Embora a contribuição de Galileu para a melhoria do telescópio e o desenvolvimento da astronomia moderna seja inegável, ele não pode ser creditado unicamente com a invenção do instrumento. O oftalmologista holandês Hans Lippershey foi o primeiro a solicitar uma patente, e ele mesmo se inspirou nos “escopos de observação” que já eram conhecidos por serem de interesse para os militares.