Uma monja medieval liderou este mosteiro budista recém-descoberto

Amanda dos Santos
Os arqueólogos escavam o local desde 2017. (Escavação em Lal Pahari)

O centro religioso do leste da Índia, localizado em uma colina longe de áreas densamente povoadas, pode ter tido adeptos exclusivamente femininos ou mistos. Arqueólogos no estado de Bihar descobriram os restos de um mosteiro budista Mahayana do século 11 ou 12, chefiado por uma monja medieval.

Assim, a estrutura é a primeira desse tipo encontrada em uma altitude elevada na região, explica Reena Sopam para o Hindustan Times. Embora monastérios fossem descobertos em muitos locais nesta área, esta é a primeira configuração localizada no topo de uma colina, disse o pesquisador Anil Kumar. Ele é arqueólogo da Universidade Visya Bharati.

Liderança de uma monja medieval e artefatos do local

Ao que parece, os budistas Mahayani estabeleceram o mosteiro longe da agitação da população humana para praticar os rituais Mahayana de forma isolada, segundo Kumar.