Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Abelha robô movida a energia solar pode voar sem restrições

E pesa menos que um clipe de papel!

Não é de hoje que cientistas almejam criar máquinas voadoras tão pequenas quanto insetos, agora eles finalmente conseguiram essa incrível façanha.

Projetado e fabricado pela NTJ o RoboBee X-wing, como foi batizado, foi divulgado na ultima quarta-feira (26 de Junho) pela revista Nature.

O pequeno robô é capaz de gerar impulso suficiente ao mesmo tempo que é leve o bastante para voar livremente, sem precisar de nenhuma fonte externa de energia, já que o autômato possui células solares ultra leves.

LEIA TAMBÉM: Sensor usa molécula do ferrão de abelha para detectar bactérias em alimentos e bebidas.

O exíguo Boot têm metade do peso de um clipe de papel e pode carregar até 224 mg, veja abaixo o vídeo que foi disponibilizado pela Nature em seu canal no You Tube:

O vídeo em inglês mostra o funcionamento e a fase de testes do minúsculo dispositivo.

As pequenas “abelhas” podem um dia substituir os drones que conhecemos atualmente, visto que são capazes de voar por áreas muito estreitas ou de difícil acesso.

Esses pequenos insetos vão revolucionar a robótica?

FONTE: Untethered flight of an insect-sized flapping-wing microscale aerial vehicle [Nature]